Cidades EDUCAÇÃO
Pitstop informativo e formação com famílias marcam programação do Dia Municipal do TDAH em Patos
E, nesta quarta-feira (13), Dia Municipal do TDAH, foram promovidos diversos momentos de orientação sobre os transtornos.
14/07/2022 19h11 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

A Secretaria Municipal de Educação por meio da equipe multidisciplinar Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDi, está promovendo de 11 a 15 de julho a Semana de Conscientização sobre TDAH e demais Transtornos Específicos da Aprendizagem.

 

E, nesta quarta-feira (13), Dia Municipal do TDAH, foram promovidos diversos momentos de orientação sobre os transtornos. Inicialmente, pela manhã, a equipe se reuniu no semáforo do cruzamento próximo à Praça Getúlio Vargas, onde fizeram um pitstop com abordagem e adesivação de veículos. No período da tarde, foi promovida uma formação com as famílias das crianças atendidas no serviço.

“Hoje foi um dia especial, onde a gente trabalhou pitstop de manhã, com muita informação, e estamos encerrando o dia com um momento de formação com as famílias. Ver que todas as famílias compareceram foi muito gratificante, é a certeza de que o trabalho está dando certo, que o atendimento está sendo importante, e que a família está aceitando,” comentou a coordenadora do NDi, Sônia Medeiros.

 

A secretária de Educação, Adriana Carneiro, esteve participando do momento de formação, e destacou a importância do NDi para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem das crianças, bem como no desenvolvimento de ações de conscientização sobre os transtornos.

 

“Essa semana de conscientização está com um trabalho muito bonito. Foi um momento que a equipe aproveitou tanto para trabalhar com os pais, como também na orientação e sensibilização da população sobre os transtornos,” disse Adriana Carneiro.

 

A formação sobre o TDAH foi ministrada pela neuropsicopedagoga do NDi, Rianne Vanessa Formiga, que destacou a necessidade de popularizar as discussões e promover uma maior sensibilização tanto de educadores como da população em geral acerca do TDAH e demais transtornos específicos da aprendizagem.

 

“É primordial que esse momento aconteça porque muitas vezes a mãe recebe um diagnóstico de TDAH e muitas vezes não tem as informações necessárias, não entende as potencialidades e as dificuldades das crianças com o transtorno. Hoje a gente trouxe isso para que as famílias pudessem entender e conhecer melhor, e ter mais empatia com seu filho. Então, hoje a gente trouxe isso, conhecimento, e passamos também a positividade, na questão da criação de estímulos eficientes para que eles possam trabalhar em casa com essas crianças,” disse a neuropsicopedagoga.

 

A programação da Semana de Conscientização sobre TDAH e demais Transtornos Específicos da Aprendizagem segue até esta sexta-feira, dia 15.