A Câmara Municipal de Patos aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (04) o Requerimento Nº 685/2022, concedendo Votos de Aplausos ao Pastor inglês, John Philip Medcraft, pelos 50 anos de missão nas terras brasileiras. A honraria, apresentada pelo vereador Zé Gonçalves (PT), foi aprovada por unanimidade pelos seus pares.
Em sua justificativa, o vereador petista aproveitou para destacar um texto biográfico publicado pela esposa do homenageado, Senhora Elizabeth Medcraft (Betinha). “...cresceu sob a influência da forte cultura missionária de sua igreja e, durante sua infância e adolescência, vivenciou o apoio a mais de 80 missionários em diversos países. ”, relatou o edil. “Em 1972 chega ao Brasil o pastor John juntamente com sua esposa Elizabeth e a filha Débora para trabalhar em conjunto com o pastor Frank Dyer e reforçar o desenvolvimento da ACEV – Ação Evangélica, em Patos. ”, leu em outro trecho do texto.
Durante pronunciamento na tribuna da casa, Gonçalves lembrou pontos importantes dessa trajetória do Pastor no Sertão paraibano, tanto como evangelizador, promotor de trabalhos sociais e, ainda, em defesa da fauna e flora do nosso meio ambiente. “Pastor John é um exemplo em todos os aspectos: espiritual, ambiental e é um ser humano extraordinário que transformou nossa Caatinga na melhor e mais bonita reserva que temos aqui, no município vizinho de São Mamede. ”, relatou o parlamentar justificando a honraria.
Pastor John nasceu em Londres no ano de 1939 e veio morar no Brasil juntamente com sua família em 1972 se instalando em Patos como missionário evangélico. Pouco tempo depois assumiu a presidência Ação Evangélica – ACEV. Também se notabilizou como o primeiro pastor evangélico a levar a mensagem do evangelho através de um programa de rádio.
Também foi idealizador do primeiro encontro ecumênico de Patos, quando reuniu padres católicos em um jantar. Atuou como membro do Conselho Municipal de Saúde de Patos e contribuiu diretamente na fundação do GIAASP – Grupo Independente de Análises e Ação Social de patos, presidindo-o por diversas oportunidades.
Por Assessoria