Cidades PARAÍBA
Após dois anos, principais cidades da Paraíba voltam a promover desfile cívico do 7 de Setembro
Em Patos, no Sertão da Paraíba, a Secretaria de Educação, iniciou, programação da Semana da Pátria com o hasteamento do Pavilhão Nacional na sede da Prefeitura.
03/09/2022 14h07
Por: Redação

As comemorações da Semana da Pátria, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no 7 de setembro, á começaram em algumas cidades da Paraíba. Este ano, municípios como Campina Grande e João Pessoa voltarão a fazer o desfile cívico na rua, que foi suspenso nos últimos dois anos em virtude da pandemia de Covid-19.

 

 

Em Campina Grande, a Prefeitura através da Secretaria de Educação, iniciou as atividades em alusão à Semana da Pátria 2022, na manhã desta quinta-feira, 01 de Setembro.

 

A cerimônia aconteceu na Praça da Bandeira, no Centro da Cidade, e contou com a presença de representantes de instituições militares, civis e escolares. A execução dos hinos foi realizada pela Filarmônica Epitácio Pessoa.

 

Ao falar sobre a cerimônia, o secretário de Educação, Asfora Neto, destacou a participação efetiva das escolas nas atividades da Semana da Pátria.

 

 

Na abertura, participaram estudantes da Escola Municipal José Tavares, uma das unidades contempladas com o projeto ‘Uirapuru’, que implementou a música como ferramenta pedagógica na Rede de Ensino.

 

“Os resultados práticos do projeto ‘Uirapuru’ começam a ser vistos hoje com a abertura da Semana da Pátria e é só o começo. A Escola José Tavares está formando 100 estudantes com aulas de canto, mas outras 9 escolas também estão fazendo esse trabalho para a gente viabilizar o ‘Coral Campina Mil Vozes’. Serão mil crianças com aulas de canto. É algo de brilhar os olhos”, destacou o secretário Asfora Neto.

 

Em João Pessoa, as bandas marciais da Rede Municipal de Ensino estão nos últimos ensaios para participarem do Desfile Cívico em alusão ao Dia da Pátria, que acontece no dia 4 de setembro, a partir das 8h, na Avenida Josefa Taveira, bairro de Mangabeira. O palanque para as autoridades será montado na frente do Mercado Público.

 

O Desfile Cívico será aberto pela Banda Marcial Sedec Sênior, que é formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal. O tema desse ano será ‘Educar é cuidar na diversidade’.

 

A secretária de Educação, América Castro, explicou o motivo das apresentações acontecerem em apenas um dia. “Passamos dois anos sem Desfile Cívico nas ruas. Esse ano a Secretaria quer sentir um pouco essa retomada gradativa trazendo todos as bandas e todos os bairros para o bairro mais populoso de João Pessoa. Será uma grande troca de experiências e interações. No próximo ano queremos voltar com o desfile tradicional em todas as regiões”, falou a secretária.

 

Em Cabedelo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Seduc), também deu início, nesta quinta-feira (1) à Semana da Pátria na cidade com o hasteamento da bandeira nacional na Praça do Marinheiro.

 

As comemorações da Semana da Pátria também serão marcadas pela realização dos desfiles cívicos, que tradicionalmente reúnem os alunos da rede municipal e privada, assim como instituições civis e militares em celebração à data.

 

No sábado (3), às 15h, acontece o Desfile do Renascer, que deve contar com a participação de 16 instituições, entre entidades religiosas, grupo artístico, escolas privadas de ensino infantil, creches e escolas municipais e 6 bandas marciais. Ao todo, o desfile deve reunir uma média de 677 alunos, das escolas e creches municipais e 253, das escolas particulares.

 

Este ano, a Seduc promoveu mudanças no percurso do desfile, cuja concentração ocupará a Rua Nova Esperança. Saindo da concentração o desfile percorrerá a Rua São José, onde estará instalado o palco das autoridades e seguirá pela Rua Santo Antônio até à dispersão.

 

Já no dia 7 de setembro, será a vez do principal desfile da cidade, cujo percurso vai da Secretaria de Educação, à altura da Rua Pastor José Alves de Oliveira, em direção à Praça Getúlio Vargas, no Centro, local da dispersão.

 

Serão 61 representações, entre instituições militares, organizações civis, 2 escolas particulares, 22 creches e escolas municipais, 3 escolas estaduais, bandas marciais e Secretarias municipais de Educação, Mobilidade Urbana e Transporte. A estimativa é que cerca de 2.800 pessoas participem da celebração cívica.

 

Em Patos, no Sertão da Paraíba, a Secretaria de Educação, iniciou, programação da Semana da Pátria com o hasteamento do Pavilhão Nacional na sede da Prefeitura.

 

A programação segue até o dia 07 de Setembro com o tradicional desfile cívico, que será realizado na Praça Edvaldo Mota, às 16h.

 

O Desfile Cívico do 7 de Setembro deve abordar temas como democracia, Copa do Mundo, meio ambiente, sustentabilidade entre outros.

 

Redação com PB Agora