Cidades LOCAL
Desfile Cívico de 7 de Setembro leva Filarmônica, militares e instituições às ruas de Patos
Conforme a tradição, o desfile cívico foi iniciado com o Hasteamento do Pavilhão Nacional seguido da passagem da tropa.
08/09/2022 10h01
Por: Redação

A Prefeitura de Patos e a Secretaria de Educação do município realizaram, nesta quarta-feira, dia 7 de Setembro, o tradicional desfile cívico na avenida principal da cidade.

 

O evento levou para a praça pública a Filarmônica 26 de Julho, um grande efetivo da Polícia Militar, Tiro de Guerra 07/002, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, STTRANs, SAMU, além de instituições da cidade, como desbravadores, judô cultural, Operação Resgate, Askapan, Lobo Fire (Academia de Bombeiros Civis) e SESI – Dionísio Marques de Almeida.

 

Conforme a tradição, o desfile cívico foi iniciado com o Hasteamento do Pavilhão Nacional seguido da passagem da tropa. Esse ano o tema trabalhado no 7 de Setembro foi o Bicentenário da Independência do Brasil: lendo nossa história, escrevendo nosso futuro.

 

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, destacou a importância desse momento para o brasileiro.

 

"O dia 7 de Setembro é uma data importante para o nosso país, principalmente esse ano quando se comemora o bicentenário da Independência, são 200 anos da Independência do Brasil. Então é uma data especial para todos nós. Esse desfile representa o sentimento de patriotismo e o amor à pátria que tem que está presente na vida de todos nós".

 

Já o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Esaú, apontou a representatividade dos 200 anos da Independência do Brasil e do período que a tropa passou sem ir às ruas, assim como destacou o ato de cidadania.

 

“Foram dois anos de pandemia, dois anos em que as tropas não voltavam às ruas para o desfile. Então, esse é um momento muito marcante de reestruturação, de recomeço marcado com muita alegria pelas pessoas que estão celebrando o nacionalismo, o patriotismo. Todos esses valores são fundamentais à medida que a gente entende que são pilares que precisam está diante do civismo, diante da cidadania que toda pessoa precisa ter. O Terceiro Batalhão se sente honrado na data de hoje”, destacou.

 

Esse ano, as escolas públicas e particulares não foram às ruas, mas, dentro da programação da Semana da Pátria, iniciada no dia 1° de Setembro, o tema foi trabalhado nas escolas da Rede de Ensino do município de forma pedagógica.

 

Coordecom