Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem, momento em que se destacam ações de alertas, orientações e prevenção contra o câncer de próstata, que ocorrem através da Campanha “Novembro Azul”. O Poder Judiciário paraibano, por meio do Presidente, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, aderiu ao movimento, apoiando e incentivando a replicação de iniciativas voltadas ao tema, levando o assunto ao conhecimento de todos, através dos canais institucionais de comunicação.
O médico e urologista, Marcelo Sarmento explicou que a campanha tem fundamental importância, na saúde do homem, no controle do câncer de próstata, a qual, segundo pontuou, é uma doença extremamente frequente e que acomete cada vez mais pacientes.
“Temos encontrado, inclusive, a presença da doença em pacientes com idade mais jovem, não por conta de um aumento da incidência, nessa faixa etária, mas sim por uma busca, cada vez mais frequente, dos pacientes que antigamente postergavam essa situação. A ida ao médico (urologista) é extremamente importante para fazer esse acompanhamento e o diagnóstico precoce, já que essa patologia não determina sintomas”, comentou Marcelo Sarmento.
Para o médico oncologista, Thiago Almeida, o câncer de próstata permeia as agendas médicas, pelo fato de já terem conhecido alguém que teve a doença, bem como, enfatizou que a patologia pode ser curada, quando detectada precocemente.
“O câncer de próstata, quanto mais precocemente detectado, em seu menor tamanho, ele tem grandes chances de cura. E, por isso, nós defendemos e pedimos a vocês que procurem o urologista. As esposas levem seus esposos a procurar um urologista e realizar o toque prostático e o exame do PSA”, alertou Thiago Almeida.
Segundo dados do INCA (Instituto do Câncer), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio
2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
Exames essenciais - Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência: Verificação da pressão arterial; Hemograma completo; Dosagem da glicemia; Dosagem do colesterol; Testes de urina; Atualização da carteira vacinal e Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Por Lila Santos com informações do Ministério da Saúde