Esportes FUTEBOL
A Alemanha pode ser eliminada da Copa do Mundo no próximo jogo? Entenda
Seleção tetracampeã do mundo tenta escapar do vexame de sair na primeira fase em duas copas consecutivas, algo que também aconteceu com a Itália
23/11/2022 21h51
Por: Redação
Jogadores da Alemanha lamentam a derrota para o Japão (Foto: EFE/EPA/Friedemann Vogel)

 

A situação da Alemanha ficou bem complicada após a surpreendente derrota para o Japão, de virada, na estreia da Copa do Mundo. Assim como a Argentina, a Alemanha pode ficar na primeira fase e tem vida complicada já na próxima rodada. 

 

Para entender a situação da Alemanha, é preciso analisar como está o Grupo E, que tem ainda Espanha, Costa Rica e Japão. A equipe terá um clássico no próximo compromisso, contra a forte Espanha, que humilhou a Costa Rica, por 7 a 0.

 

A conta é simples para avançar. A Alemanha precisa vencer seus dois jogos. Porém, o saldo de gols contra a Costa Rica pode ser um diferencial. A Espanha largou com saldo positivo de sete gols, enquanto o Japão tem saldo de um. Contando com uma possível vitória do Japão na próxima rodada, diante da Costa Rica, a Alemanha precisa torcer para o Japão vencer também a Espanha.

 

Se empatar com a Espanha, e o Japão empatar os próximos dois jogos, a Alemanha estará fora, mesmo que vença a Costa Rica. A situação dos alemães ficou mais complicada do que a dos argentinos devido à dificuldade de seu próximo jogo, unido ao fato de terem dois vencedores no grupo, diferentemente da Argentina, que viu México e Polônia empatarem. 

 

FEITO NEGATIVO DE OUTRO TETRACAMPEÃO

 

Se confirmar a eliminação, a Alemanha simplesmente estará fora do Mundial ainda na fase de grupos pela segunda vez consecutiva. A situação lembra um pesadelo vivido pela Itália. Tetracampeões do mundo em 2006, os italianos nem sequer passaram da primeira fase em 2010 e 2014 e, para piorar, ficaram fora das Copas de 2018 e 2022.

 

Tetra em 2014, a Alemanha não conseguiu chegar à segunda fase do torneio em 2018, caindo ainda na fase de grupos.

 

Ou seja, apenas o Brasil, quando foi tetracampeão, em 1994, conseguiu fazer boas Copas na sequência. A Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato em 1998 e foi campeã logo em seguida, em 2002, chegando ao pentacampeonato.

 

 

 

Por Lance