Nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira inicia sua campanha na Copa do Mundo de 2022 às 16 horas (de Brasília). Em busca do hexacampeonato, o Brasil estreia diante da Sérvia, em duelo do Grupo G do mundial disputado no Lusail Stadium.
O confronto coloca frente a frente duas seleções consideradas como fortes candidatas a conquistar vaga nas oitavas de final, apesar do favoritismo brasileiro. Suíça e Camarões, que se enfrentam também nesta quinta-feira, mas às 07 horas, completam a chave.
O Brasil chega com força total para o duelo, já que não tem desfalques. Assim, a dúvida fica entre uma escalação com Fred no trio de meio de campo e Neymar no ataque ou Neymar como meia e Vinícius Júnior na ponta. A segunda opção é a mais provável.
No Catar, a Seleção Brasileira vai em busca de seu sexto título de Copa do Mundo em 22 participações (esteve presente em todas). No entanto, desde seu último título, em 2002, o Brasil não voltou a figurar em uma final de mundial. A melhor colocação veio em 2014, jogando em casa, quando ficou em quarto lugar.
Do outro lado, a Sérvia tem menos tradição na competição, com apenas duas participações, em 2010 e 2018, eliminada de ambas na fase de grupos. Vale destacar, entretanto, que, por conflitos geopolíticos da região, os sérvios são uma seleção jovem e, inclusive, disputaram o mundial de 2006 como Sérvia e Montenegro.
Em relação à escalação, os sérvios terão um problema sério, pois Mitrovic, principal artilheiro da seleção, deve ficar de fora da estreia na Copa do Mundo por lesão no pé. Dessa forma, a expectativa é de que Jovic ganhe a vaga.
O que vem após Brasil x Sérvia?
Na segunda rodada, disputada na próxima segunda-feira, o Brasil enfrenta a Suíça enquanto a Sérvia encara Camarões.
No dia 2 de dezembro, às 16 horas, serão disputadas simultaneamente as partidas finais da primeira fase, com brasileiros duelando com camaroneses e suíços disputando com sérvios.
FICHA TÉCNICA
BRASIL x SÉRVIA
Local: Estádio Lusail, em Lusail
Data: 24 de novembro de 2022, quinta-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
Quarto Árbitro: Maguette Ndiaye (SEN)
VAR: Abdulla Al-Marri (CAT)
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar, Richarlison e Vinícius Júnior (Fred).
Técnico: Tite.
SÉRVIA: V. Milinkovic-Savic; Veljkovic, Milenkovic e Pavlovic; Zivkovic, Lukic, S. Milinkovic-Savic e Kostic; Tadic; Jovic e Vlahovic.
Técnico: Dragan Stojkovic.
Por Gazeta Esportiva