Esportes FUTEBOL
Italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é 'forte candidato' a suceder Tite na seleção
Técnico recebeu sondagem e abriu as portas para assumir o Brasil em meados de 2023
12/12/2022 14h25
Por: Redação
Real Madrid's Italian coach Carlo Ancelotti answers to journalists during a press conference at the Ciudad Real Madrid training complex in Valdebebas, outskirts of Madrid, on September 13, 2022, on the eve of their UEFA Champions League, group F, first le

Carlo Ancelotti, italiano que comanda o Real Madrid, é "forte candidato" para assumir o lugar de Tite na seleção brasileira a partir de maio de 2023.

 

O interesse no treinador de 63 anos foi revelado pelo portal "Uol" nesta segunda-feira, e confirmado pela reportagem do GLOBO.

 

Fontes que dialogam com a empresa CAA Base, responsável por conduzir a negociação do técnico com o Real Madrid, confirmam que há conversas em andamento.

 

A CBF, por sua vez, nega qualquer procura ainda. A reportagem também fez contato com representantes do técnico, mas não houve retorno até a publicação.

 

Confira a nota da CBF:

 

Nota Oficial da Diretoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem a público reiterar que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, não nomeou ou autorizou qualquer pessoa da confederação (vice-presidentes, diretores, executivos ou funcionários) ou de fora da confederação (presidentes de federação ou dirigentes de clubes) a procurar, em nome da Presidência, qualquer treinador ou profissional do futebol para a composição da equipe que irá trabalhar junto à Seleção Brasileira Masculina de Futebol, com foco na classificação para a Copa do Mundo de 2026. A CBF também desautoriza qualquer pessoa a falar em nome da entidade sobre o assunto.

 

Em nota divulgada no dia 17 de novembro, a posição oficial da CBF já havia sido informada: o anúncio do novo treinador e da comissão técnica só será feito em janeiro de 2023. A CBF reforça, ainda, que Ednaldo Rodrigues irá tratar de todo o processo de escolha com seriedade, isenção e tranquilidade, ou seja, sem considerar pressões. Tudo será conduzido de forma responsável e com clareza, seguindo as diretrizes de sua gestão, com o objetivo máximo de fazer o melhor para o futebol brasileiro nos próximos anos.

 

- Não falo nem com os meus familiares sobre esse assunto. Por isso, nenhum dirigente ou funcionário da CBF está autorizado a falar do futuro da Seleção. Quem falar sobre isso, não estará dizendo a verdade, além de causar danos ao trabalho da imprensa e levar desinformação aos torcedores. Isso é um desrespeito. Todo o processo será feito com total isenção, tempo e estudo necessários - afirmou Ednaldo Rodrigues.

 

Contrato até 2024

Ainda de acordo com o "Uol", Ancelotti foi consultado pela primeira vez em outubro, antes da Copa do Mundo. O técnico do Real Madrid tem contrato até junho de 2024 e não fechou as portas para o Brasil.

 

Até meados de 2023 a CBF teria que colocar na vaga de Tite um treinador interino. A entidade considera outros nomes de estrangeiros, entre eles Jorge Jesus e Abel Ferreira, mas nenhum deles é unanimidade. Brasileiros como Fernando Diniz, Dorival Jr e Mano Menezes estão na mesma situação.

 

O presidente Ednaldo Rodrigues pretende iniciar o desmanche da comissão técnica de Tite nos próximos dias e prometeu ter um novo treinador a partir de janeiro de 2023. Entretanto, o dirigente não falou sobre o assunto após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo.

 

 

 

Por O Globo