Esportes LONGO CORTEJO
Rei Pelé entra em Memorial junto com a família para ser sepultado após cortejo em Santos
Antes de ir para o cemitério, houve um cortejo pela cidade do litoral paulista, que começou às 10h25 (de Brasília).
03/01/2023 14h58
Por: Redação

Após 24 horas de velório na Vila Belmiro, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, entrou no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade de Santos, para ser sepultado nesta terça-feira. O Rei foi acompanhado por familiares.

 

Antes de ir para o cemitério, houve um cortejo pela cidade do litoral paulista, que começou às 10h25 (de Brasília). O caixão do Rei do Futebol foi levado em um caminhão de bombeiros e escoltado pela polícia.

 

O cortejo começou na Vila Belmiro, passou pelo Canal 2 e percorreu, pela orla da praia, até o canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste Arantes do Nascimento, de 100 anos. Acompanhada de familiares, a irmã do craque, Maria Lúcia, o esperou na varanda da casa e chorou muito. Também houve uma breve reza e uma extensa salva de palmas e homenagem ao ídolo.

 

Na sequência, o corpo do Rei foi levado até o cemitério, no Canal 1. Na chegada ao Memorial Necrópole Ecumênica, começou a cair um leve garoa e foi executado o hino do Santos durante a entrada do caixão. Ao todo, foram 13 quilômetros percorridos.

 

Durante todo o percurso, o caminhão de bombeiros foi seguido por milhares de fãs, que exaltaram o ídolo. A Torcida Jovem, uma das principais organizadas do Santos, acompanhou todo caminho com bandeiras e cantando músicas em homenagem a Pelé.

 

O sepultamento foi fechado para a imprensa. Apenas amigos e familiares puderam acompanhar.

 

Maior ídolo da história do Santos, Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon. O ex-jogador lutava contra o tumor desde setembro de 2021, quando passou por uma cirurgia para sua retirada e estava se tratando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 

Pelé vestiu a camisa do Peixe por 18 anos. Foram 1116 apresentações com 1091 gols marcados. Ao longo de toda carreira, foram 1365 partidas e 1282 bolas na rede.

 

Como foi o velório?

 

O velório de Pelé durou 24 horas. Mais de 230 mil pessoas passaram pelo estádio alvinegro para se despedir do Rei. Apesar do alto número, tudo ocorreu com muita tranquilidade.

 

O evento começou às 10 horas (de Brasília) da última segunda-feira e terminou às 10 horas de terça.

 

Além do público em geral, a Vila Belmiro recebeu diversas autoridades. Entre os nomes estavam Gianni Infantino, presidente da Fifa, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo, e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.

 

Ex-jogadores do Santos também foram se despedir de Pelé, como Manoel Maria, Lima, Abel, Clodoaldo, Serginho Chulapa, João Paulo, Agnaldo Moreira, Elano, etc.

 

Atletas do atual elenco e comissão técnica também marcaram presença, como o goleiro Paulo Mazoti, os zagueiros Alex Nascimento e Messias, o meio-campista Zanocelo e os atacantes Marcos Leonardo, ngelo, Soteldo, Lucas Barbosa e Rwan Seco estiveram no estádio. O técnico Odair Hellmann e o coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão também foram prestar homenagens ao ídolo santista.

 

 

 

Por Gazeta Esportiva