Educação REFORÇO ESCOLAR
Educação de Patos implanta Projeto de Fluência Leitora para alunos do 4º ano do fundamental
Ao todo 100 alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino serão atendidos nas 13 escolas âncoras do projeto, distribuídas em diferentes bairros.
04/01/2023 20h42 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Durante o período de férias escolares a Secretaria Municipal de Educação de Patos por meio do Programa META Aprender, implantou neste mês de janeiro o Projeto de Fluência Leitora – De Olho na Meta. A iniciativa é voltada para alunos do 4º ano do ensino fundamental que não atingiram níveis de leitura ou de aprendizagem adequados para a série na qual estão inseridos.

 

O projeto surgiu a partir dos resultados obtidos nas últimas avaliações aplicadas pelo Programa META Aprender, onde algumas necessidades foram identificadas, sendo uma delas a de ampliar o trabalho com fluência leitora nas turmas de 4º ano.

 

Ao todo 100 alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino serão atendidos nas 13 escolas âncoras do projeto, distribuídas em diferentes bairros.

 

“O projeto de fluência leitora surgiu a partir do olhar que nós tivemos enquanto Programa META Aprender, ao percebermos que, nos resultados das últimas avaliações realizadas na nossa rede ensino, algumas crianças do 4º ano que vão para o 5º ano agora em 2023, não foram alfabetizadas ou não alcançaram o nível desejado de aprendizagem,” comentou uma das coordenadoras do projeto, Maíza Rodrigues.

 

A inciativa teve início nesta quarta-feira (04) e se estende até o dia 27 de janeiro, e funciona como um reforço escolar específico, gerando familiaridade do aluno com o processo de alfabetização, e fazendo com que o professor possa identificar melhores formas de promover e desenvolver a leitura fluente do aluno.

 

“Nós buscamos justamente desenvolver um trabalho que fosse mais voltado para alfabetizar essas crianças que estão saindo do 4º ano. E aí nós temos como expectativa as melhore,  pois nós esperamos alfabetizar as crianças para que elas correspondam, atinjam um nível desejado de aprendizagem, assim como também nós pretendemos elevar os índices educacionais do nosso município,” revelou a professora.

 

São escolas âncoras do projeto: a EMEF Anaiza Calixto, EMEF Dom Expedito, EMEF Manoel Roberto, EMEF Maria das Chagas, CIEP I Dr. José Genuíno, EMEF Aristides Hamad Timene, EMEF Sady e Ágaba, EMEF Alírio Meira Wanderley, Escola Integral Antônio Guedes, EMEF Sizenando Flórido, Escola Rotary Club, CIEP II Anésio Leão, e CIEP V Maria Eudócia.

 

Assessoria