O resultado das inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023 será divulgado nesta terça-feira (28). Para os inscritos que foram aprovados, as matrículas começam no próximo dia 2 de março. Os candidatos que não foram selecionados poderão se inscrever na lista de espera entre 28 de fevereiro e 8 de março, de acordo com o edital que trata do atual processo seletivo.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O professor de biologia Gustavo Dias explica o que é o Sisu e quem pode participar do processo seletivo.
“São processos seletivos para selecionar alunos, sejam da rede pública ou particular, sejam adultos que já terminaram a escola, para entrar nas universidades federais. O Sisu é um processo seletivo que tem como pré-requisito a prova do Enem. Você utiliza a nota e se inscreve no Sisu para entrar em uma universidade federal”, destaca o professor.
Nesta primeira edição de 2023, o programa ofertou mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 delas universidades federais. Além disso, o sistema disponibiliza outras vagas remanescentes em 6.402 cursos de graduação para quem realizou a edição de 2022 do Enem e obteve nota acima de zero na prova de redação.
Morador do Recanto das Emas, no Distrito Federal, Douglas Tavares, de 18 anos, terminou o ensino médio em 2022 e participou do Enem pela primeira vez na edição de 2023. Ele se inscreveu no curso de Engenharia Mecânica. Tavares conta que, apesar de estar confiante para o resultado do Sisu, ainda sofre com a pressão.
“Terminei o ensino médio em 2022, fiz o Enem pela primeira vez e estou bastante ansioso para fazer o meu curso. A pressão é um pouco grande para entrar na faculdade, mas acho que vai dar tudo certo”, afirma o candidato.
A primeira edição do Sisu 2023 foi encerrada com 1.073.024 inscritos por CPF, superando a edição de 2022.
Fonte: Brasil 61