"Força Verde"! Além de um álbum e de uma música do paraibano — e sertanejo — Zé Ramalho, a frase resume bem o Grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro. É que apenas Sousa e Nacional de Patos garantiram com uma rodada de antecedência suas vagas para o mata-mata da Quarta Divisão. Com seus resultados somados aos outros da 13ª rodada da competição, os alviverdes paraibanos estão classificados.
O Sousa foi quem jogou primeiro na rodada. O Dinossauro entrou em campo no sábado e empatou com o Pacajus por 1 a 1. O clube foi dormir líder do Grupo 3 com 23 pontos e passou a torcer para uma combinação de resultados que veio no dia seguinte.
O empate com entre Potiguar de Mossoró e Santa Cruz, neste domingo, deu a vaga antecipada ao Dinossauro, que acabou perdendo a liderança da chave para o conterrâneo Nacional de Patos.
O Nacional de Patos precisava de uma vitória e um empate no duelo entre Potiguar de Mossoró e Santa Cruz. E deu tudo certo. O Verdão venceu o Iguatu por 3 a 1 e, de quebra, assumiu a liderança por conta do saldo de gols, que é melhor do que o do Sousa (seis gols contra cinco). Com o empate na outra partida, o Canário do Sertão se garantiu no mata-mata da Série D uma rodada antes do fim da primeira fase.
Se por um lado dois dos paraibanos já estão classificados para a próxima fase, um deu adeus à competição neste domingo. Apesar da vitória sobre o Globo FC, o Campinense se deu mal com a combinação de resultados da rodada e está eliminado do torneio.
Agora Sousa e Nacional de Patos entram na última rodada para seguir nas duas melhores colocações do grupo, em que já estão, e decidir o primeiro mata-mata em casa, na próxima fase. O Sousa recebe o Globo FC no Marizão, enquanto que o Nacional de Patos vai a Mossoró encarar o Potiguar. Os dois jogos, como toda a rodada do grupo, acontece às 18h do próximo domingo.
Por GE - PB