Patos Trilha Ecológica
Trilha ecológica celebra os 121 anos de Patos com foco em educação ambiental
A atividade, conduzida pelo guia local Túllio Xavier, levou cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Integral Zefinha Mota, além de professores que deram suporte à iniciativa, para um contato direto com a natureza local.
21/10/2024 23h27 Atualizada há 1 mês
Por: Redação

Dentro das comemorações do aniversário de 121 anos de Patos, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e a de Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), promoveram uma trilha ecológica pelo Serrote Mucambo, localizado na zona rural do município. A atividade, conduzida pelo guia local Túllio Xavier, levou cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Integral Zefinha Mota, além de professores que deram suporte à iniciativa, para um contato direto com a natureza local.

De acordo com guia Túlio, essa foi uma oportunidade de atrelar conhecimento e ecoturismo. “Além de promover a educação ao ar livre, o evento ofereceu aos alunos uma oportunidade única de engajamento em questões ambientais, ao mesmo tempo em que destacou a relevância do ecoturismo para o desenvolvimento sustentável do município”, salientou.

Para a estudante Manuela Vilar, graças a trilha, foi possível manter um contato prático com tudo é apresentado de forma teórica em sala de aula sobre biomas. “É um passeio e cativante que mostra muito sobre o nosso local e faz com que vejamos a a cidade com outros olhos. Por isso, essa trilha foi tão importante, pois na sala de aula falamos sobre nosso bioma e relevo, mas aqui vemos com outros olhos”, assinalou.

A trilha também contou com a presença da Secretária de Cultura e Turismo, Germana Wanderley, e da Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Marcela Abrantes. A manhã foi marcada pela integração entre ecoturismo e educação ambiental, proporcionando aos estudantes uma imersão no bioma da caatinga e na geografia da região. A iniciativa reforçou a importância da conscientização ambiental e o potencial do turismo ecológico como forma de valorização do patrimônio natural de Patos.

Assessoria