A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) se reuniu nesta quarta-feira (23) com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para discutir parceria na realização da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) já iniciada em diversos municípios do estado. A Famup, por meio do presidente George Coelho, está solicitando o apoio de prefeitos e prefeitas para coleta das amostragens.
“É importante a coleta dessa pesquisa para o planejamento e gestão da administração pública nos municípios, pois fornece informações estatísticas que auxiliam na tomada de decisões por parte dos prefeitos e prefeitas. Por isso, pedimos o apoio de todos os gestores para que o IBGE possa realizar esse levantamento o mais breve possível nos municípios que ainda serão pesquisados”, disse o presidente da Famup, George Coelho.
Participaram da reunião, o Superintendente do IBGE na Paraíba, Roberto Beato Salgado; o Chefe de Pesquisas Sociais e Relações Institucionais, Lamartine Candeia, e Gilberto Cavalcante, Chefe da PNAD na Paraíba; além do secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas.
Dos 223 municípios, em 130 a pesquisa já foi realizada, enquanto 76 ainda estão sendo visitados por técnicos do IBGE. A Munic é realizada desde 1999 em todas as municipalidades do estado. É realizadoum levantamento detalhado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a Prefeitura, compreendendo também diferentes políticas.
Um dos destaques da pesquisa é a inclusão do bloco específico sobre Igualdade Racial. "É uma novidade porque a MUNIC nunca investigou esse tema. Comunicação da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, evento realizado nas 223 prefeituras, já em andamento de coleta, sugestão de apoio e comunicação aos novos prefeitos.
Também está inserido na pesquisa o Suplemento Especial de Segurança Alimentar, uma parceria do IBGE com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e desenvolvido em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome. O levantamento tem o objetivo de levantar dados sobre a segurança alimentar nos municípios.
Assessoria de Imprensa