O relatório do plantão do último final de semana da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) mostra que houve 248 atendimentos na unidade, entre as 18h da sexta-feira (25) e a meia-noite do domingo (27) – a maioria com dores (52). Mas chamou a atenção o número de vítimas que deram entrada no hospital por causa de mordidas de animais: foram 11 registros, sendo 10 provocados por cachorro e um por gato.
Neste período, o hospital realizou 20 cirurgias, sendo 10 de urgência. Foram seis cirurgias ortopédicas, cinco oncológicas, outras quatro gerais, duas vasculares, mais duas urológicas e um procedimento buco-maxilo.
O hospital registrou ainda 20 atendimentos por causa de sinistros de trânsito, sendo 19 vítimas de acidentes com motocicletas e uma por atropelamento. A maior parte dos acidentados de moto era de Patos, com 13 ocorrências, mas o hospital atendeu também pacientes das cidades Condado, Coemas, Matureia, Passagem, São José de Espinharas e São Mamede. A vítima de atropelamento também era de Patos.
O plantão de maior movimento foi o de sexta-feira (25), quando foram atendidas 103 pessoas. No sábado (26), outras 66 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do hospital e no domingo (27), mais 79 pessoas foram atendidas. Além das mordidas e sinistros de trânsito, a maior parte da demanda de atendimentos recaiu sobre dores diversas (52 casos), quedas diversas (22 casos), traumas (14 casos), cortes (sete casos), entre outros motivos. O hospital atendeu ainda cinco pessoas vítimas de agressão física e uma com ferimento provocado por arma branca.
Com informações da Secom-PB