O programa Opera Paraíba contemplou 440 mulheres de todo o estado com cirurgias de mama, de janeiro até outubro deste ano. A ação realizada pelo Governo do Estado agiliza o acesso aos procedimentos cirúrgicos. A especialidade, com destaque para as cirurgias de redução mamária, está disponível nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Picuí, Solânea, Sousa e Catolé do Rocha.
Do total de procedimentos realizados, 73 foram mamoplastias redutoras sem fins estéticos. Esse é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o tamanho das mamas, retirando excesso de pele, gordura e tecido mamário. É indicado quando o volume das mamas é excessivo e causa desconforto, como dor nas costas, alteração postural, irritação da pele abaixo do sulco da mama, depressão nos ombros, entre outros.
A estudante Camille Sousa, de 20 anos, da cidade de Campina Grande, foi beneficiada com a cirurgia e lembra o quanto sentia incômodo. “Eu sentia um desconforto muito grande com o tamanho dos meus seios. Além da dor nas costas, eu me sentia insegura com a minha aparência. Isso afetava minha autoestima e limitava minhas escolhas de roupas e atividades, como praticar esportes”, lembrou.
Após a recuperação, Camille passou a ter melhor qualidade de vida, não sente mais dor nas costas e já consegue realizar atividades que antes não conseguia. “Hoje, me sinto muito mais confortável com meu corpo. Minha postura melhorou e a dor nas costas que me incomodava desapareceu. Além disso, sinto uma enorme liberdade para usar as roupas que eu gosto sem limitações e praticar exercícios sem incômodos. Minha autoestima aumentou significativamente, e sou extremamente grata pela oportunidade que veio com o Opera Paraíba,” finalizou.
Uma das médicas responsáveis pelas cirurgias de mama no Hospital de Clínicas, Ana Lívia, ressalta a mudança promovida através do Opera Paraíba para a melhoria da qualidade de vida das mulheres. “As cirurgias de mastologia eram muito raras dentro do SUS e hoje, com o Opera Paraíba, centenas de mulheres têm a oportunidade de terem acesso ao tratamento que vai proporcionar saúde e bem-estar a todas elas. É uma verdadeira transformação”, pontuou.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.
Com informações da Secom-PB