247 – O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República realizou um disparo de advertência contra uma pessoa que se aproximou da Granja do Torto na noite de quarta-feira (14), cerca de uma hora e meia após um ataque com explosões ocorrer nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF). O suspeito não foi identificado.
De acordo com o jornal O Globo, membros do governo federal relataram que houve uma tentativa de invasão na Granja do Torto. Em nota, o GSI informou que por volta das 21h uma sentinela que estava no local “observou a aproximação de uma pessoa na direção do seu posto. O militar advertiu para que se afastasse, mas ela continuou se aproximando. Seguindo o procedimento previsto, o soldado executou um disparo de advertência para o alto com uso de munição não letal. O suspeito fugiu. Foram feitas buscas nas proximidades, mas ninguém foi encontrado”.
No momento da explosão na Praça dos Três Poderes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no Palácio da Alvorada em reunião com ministros do STF e com o chefe da pasta da Fazenda, Fernando Haddad.
Após o atentado na Praça dos Três Poderes, o GSI acionou o “Plano Escudo”, que prevê reforço imediato da segurança ao redor do Palácio do Planalto, com agentes e militares das Forças Armadas, sem necessidade de decreto presidencial.
Por Brasil 247