Paraíba Cultura
Cariri Cangaço: Anayde Beiriz e a Paraíba em 1930 são temas de conferências na FCJA
O Governo da Paraíba é um dos principais apoiadores do evento, por meio da Fundação Casa de José Américo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
19/11/2024 12h02
Por: Redação
Foto: Divulgação

Com a presença de 180 historiadores e pesquisadores de todo o Brasil, além da participação de dois brasilianistas norte-americanos, duas conferências serão realizadas, nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa. O evento, que será realizado pela primeira vez na capital, integra a programação da edição 2024 do Cariri Cangaço Parahyba. As atividades serão acompanhadas pela Banda da Polícia Militar da Paraíba.

Tendo como mediador o pesquisador Ivanildo Silveira, de Natal (RN), a primeira conferência será ‘A via crucis de Anayde Beiriz, com base no processo judicial’, proferida por Joaquim Pereira da Silva, de Recife (PE). Já o cantor e compositor paraibano Fuba (Flávio Eduardo Maroja Ribeiro), que também é pesquisador e escritor, será o conferencista do tema ‘Parahyba 1930: a verdade omitida’.

Antes das conferências, às 8h, os participantes do Cariri Cangaço Parahyba farão uma visita técnica à FCJA, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. Às 8h30, acontece a consagração da Fundação Casa de José Américo como ‘Lugar de Memória Cariri Cangaço’, com a aposição de uma placa pela pesquisadora Luma Holanda e por Padre Agostinho, integrantes da comissão organizadora do evento.

Ainda às 8h45, será entregue à direção da FCJA a Comenda Personalidade Eterna do Sertão, in memoriam, ao patrono da instituição: o político e escritor José Américo de Almeida. A honraria será entregue pelos conselheiros do Cariri Cangaço Emanuel Arruda, de Princesa Isabel (PB), e Carlos Alberto da Silva, de Natal (RN).

Na noite anterior (quinta-feira, 21) do evento a ser realizado até o domingo (24), ocorrerá a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Parahyba – João Pessoa no teatro do Centro de Cultura, Arte e Esporte do Sesc, no Centro da capital. Nessa primeira atividade, o presidente da FCJA, Fernando Moura, será uma das oito personalidades a serem agraciadas com a Comenda Mérito Cultural Cariri Cangaço. Ele receberá a honraria das mãos da pesquisadora Elane Marques, de Aracaju (SE).

Também haverá a entrega da Comenda Embaixador Cariri Cangaço ao secretário da Cultura, Pedro Santos, além do Diploma de Mulher Arretada Cariri Cangaço a Maria Gerlane Carneiro Cavalcante, Diana Lopes Rodrigues, Nadja Claudino, Maria do Socorro Xavier, Fabia Agra, Nerizângela Firmino e Rosane Ferraz.

O Cariri Cangaço Parahyba – João Pessoa 2024 é uma realização conjunta do Instituto Cariri do Brasil, do Conselho Alcino Alves Costa – Cariri Cangaço e do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço (Gpec). O Governo da Paraíba é um dos principais apoiadores do evento, por meio da Fundação Casa de José Américo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento, da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB) e do Museu da Polícia Militar da Paraíba.

Também estão no apoio a Academia Princesense de Letras e Artes (Apla), o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (Ablac), a Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino (Abraes), o Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (GECC), o Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco (Gecape), o Campina Grande Cangaço e a Borborema Cangaço.


Por Agência Brasil