O governador João Azevêdo participou, no início da noite desta quinta-feira (21), na Capital, da abertura da 86ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), evento que será realizado até esta sexta-feira (22), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com a abordagem de diversos temas, como a segurança das eleições e o uso da Inteligência Artificial (IA) — a síntese dessas discussões terá como resultado a Carta de João Pessoa, documento que será divulgado no fim do encontro e encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O governador João Azevêdo parabenizou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba pela organização do evento e destacou a oportunidade de discutir temas importantes para a Justiça Eleitoral. “Em primeiro lugar, eu desejo as boas-vindas aos presidentes dos TREs de todo o Brasil à Paraíba, nossa terra tão linda e de povo hospitaleiro. Eu espero que o 86º Coptrel seja um sucesso e mais um espaço de fortalecimento da democracia brasileira e da vontade soberana da população”, frisou.
A presidente do TRE-PB, a desembargadora Agamenilde Vieira, resumiu as atividades do 86° Coptrel. "São avaliações das eleições de 2024, também planejamento estruturante da Justiça Eleitoral, considerando os avanços, as competências e as novas diretrizes. É um momento bem importante, em que tivemos a honra e a alegria de ter todos os presentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, o que demonstrará que esse evento será proveitoso, produtivo e de interesse de toda a Justiça Eleitoral brasileira", disse, ressaltando que o TRE-PB contribuirá com propostas e encaminhamentos, que integrarão a Carta de João Pessoa.
Em seu discurso, a desembargadora Agamenilde Vieira agradeceu a contribuição do Governo do Estado na realização das eleições deste ano. "Honra-nos também receber nesta seleta plateia o governador João Azevêdo, que contribuiu com as forças de segurança e com tudo o que a Justiça Eleitoral procurou e precisou: desde a estrutura das escolas, para a recepção dos eleitores e eleitoras até um projeto de inclusão do eleitor e eleitora com deficiência", comentou.
Já o presidente do TRE-SP e também do Coptrel, Silmar Fernandes, falou da importância do encontro. "Hoje é importante estarmos aqui para discutir — teremos pautas de trabalhos, vários temas. E por que na Paraíba? Porque a Paraíba é uma terra acolhedora, um povo muito atencioso, a presidente do Tribunal, a desembargadora Agamenilde, é uma pessoa muito querida. Então, por aclamação, a Paraíba foi escolhida para sediar esse encontro. E o próximo será em março, em São Paulo", adiantou.
A solenidade de abertura do 86° Coptrel foi prestigiada, ainda, pelas seguintes autoridades: desembargador João Benedito da Silva, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); procurador Bruno Nóbrega, que representou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, entre outras autoridades.
Com informações da Secom-PB