Patos Saúde I Atendimentos
Seu sangue salva vidas! Hemocentro de Patos precisa de você
Agende sua doação e contribua para um mundo mais solidário
09/01/2025 08h55 Atualizada há 1 dia
Por: Redação
Foto: Divulgação

O Hemonúcleo de Patos agradece as 6.725 doações recebidas em 2024, mas alerta para a queda significativa no número de doações neste início de ano. A assistente social Vânia Batista, em entrevista a uma rádio local, expressou preocupação com a manutenção dos estoques, especialmente em um período de férias e festas.

"O mês de janeiro foi crítico. Tivemos, em média, apenas 480 doações, bem abaixo da nossa meta mínima. A demanda por sangue aumentou muito na rede hospitalar, principalmente em hemodiálise. Com as pessoas viajando e se divertindo, as doações diminuem consideravelmente", explica Vânia.

A situação é ainda mais preocupante porque tipos sanguíneos como A positivo e O positivo, que são comuns, chegaram a faltar em alguns hemonúcleos. O tipo O negativo, considerado o doador universal, esteve em falta e exigiu convocações especiais.

"É importante lembrar que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas os negativos são ainda mais críticos. Encontrar doadores com esses tipos sanguíneos é mais difícil", destaca Vânia.

Doe sangue e salve vidas

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas. "Com apenas uma doação, você pode fazer a diferença na vida de alguém que precisa de sangue para sobreviver", afirma Vânia.

O Hemonúcleo de Patos convida a população a doar sangue regularmente e ajudar a manter os estoques abastecidos. "Doe sangue, doe vida", reforça a assistente social.

Como doar sangue?

Para doar sangue, é preciso:

Estar em bom estado de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis);
Pesar acima de 50 kg;
Apresentar documento oficial com foto;
Estar alimentado e bem hidratado.
O Hemonúcleo de Patos está localizado na Rua 5 de Agosto, no bairro do Belo Horizonte, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Contato: (83) 3423-2180

Doe sangue e faça a diferença!

 

Redação