O Botafogo-PB convocou uma coletiva de imprensa para a tarde desta terça-feira, no CT da Maravilha do Contorno, onde deve anunciar o CEO (ou diretor executivo) da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O responsável pelo comando da estrutura profissional do clube será Alexandre Gallo, ex-jogador e treinador de futebol. Gallo, de 57 anos, tem uma vasta experiência no futebol brasileiro e foi um dos responsáveis pelo trabalho de retorno do Santos à Série A do Campeonato Brasileiro.
A coletiva acontece em um momento delicado para o clube dentro de campo. O Belo acumula duas derrotas e um empate nos últimos três jogos, além acompanhar o seu torcedor cada vez mais distantes das arquibancadas do Almeidão.
Nessa segunda-feira, o Arena Correio noticiou que o clima nos bastidores é de otimismo em relação à oficialização da SAF. A expectativa é que o contrato seja assinado ainda nesta semana. Um dos entraves para a concretização do acordo foi o montante de dívidas do clube, que ultrapassaram os R$ 5 milhões declarados inicialmente. Para viabilizar a negociação, a diretoria precisou quitar pendências financeiras acumuladas desde 2019.
Carreira de Alexandre Gallo
Alexandre Gallo construiu uma carreira em muitas frentes do futebol, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Após encerrar sua trajetória como jogador em 2001, iniciou sua atuação como treinador em 2004, comandando o Villa Nova. Antes disso, havia trabalhado como auxiliar técnico no Corinthians e no Grêmio.
Em 2005, assumiu a equipe do Santos, após se destacar na Portuguesa. Durante seu comando, o Peixe alcançou a terceira colocação no Campeonato Paulista e chegou às quartas de final da Copa Libertadores. Na sequência, teve passagens por clubes como FC Tokyo, Sport, Internacional, Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Santo André, Náutico, Al Ain, Ponte Preta, Vitória, Botafogo-SP, Santa Cruz e Londrina.
Gallo também teve uma experiência importante na Seleção Brasileira, onde comandou categorias de base por mais de dois anos. Ele foi demitido após o quarto lugar no Sul-Americano Sub-20 realizado no Uruguai.
Nos últimos anos, Gallo migrou para a área executiva. Foi contratado pelo Santos para estruturar o elenco e garantir o retorno do clube à Série A do Brasileirão. Apesar de ter alcançado o objetivo, enfrentou dificuldades na última janela de transferências e problemas com a substituição do técnico Fábio Carille. Mesmo com o respaldo inicial do presidente Marcelo Teixeira, Gallo acabou demitido no início deste ano.
Por Arena Correio