Patos Cultura
Bloco da Proteção: Faça parte e ajude a garantir os direitos de crianças e adolescentes
Os materiais da campanha estão disponíveis no site facabonito.org/carnaval para que todos possam divulgar e apoiar essa causa.
17/02/2025 17h03
Por: Redação

O Carnaval é um período de festa e alegria, mas também exige atenção redobrada para garantir a proteção de crianças e adolescentes. Infelizmente, durante grandes eventos, aumentam as situações de violações de direitos desse público.
 


Diante desse cenário, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2025. Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, a campanha reforça a importância de prevenir e denunciar situações como: Exploração sexual infantil; Trabalho infantil; Uso de álcool por menores; Desaparecimento de crianças; Vacinação infantil.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 70, estabelece que é dever de toda a sociedade prevenir qualquer ameaça ou violação dos direitos de crianças e adolescentes. Isso significa que cada cidadão tem um papel fundamental na proteção desse público, garantindo que o Carnaval aconteça de forma segura e respeitosa.
 


Como denunciar?


Se presenciar qualquer violação de direitos, denuncie!


Disque 100 – Canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.
Conselho Tutelar – Responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Contatos do Conselhos Tutelares em Patos, PB:

CT Norte: (83) 99384-5236

CT Sul: (83) 99384-7488

Delegacias – Para registro de ocorrências de abuso, exploração e outras formas de violência.

Os materiais da campanha estão disponíveis no site facabonito.org/carnaval para que todos possam divulgar e apoiar essa causa.


Neste Carnaval, Pule, Brinque e Cuide! Faça parte do Bloco da Proteção e ajude a garantir que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados.

 


Por Secom