A crise que estourou no Nacional de Patos teve o desfecho esperado. Mesmo com a renúncia do presidente Rodrigo Nóbrega, e apesar dos esforços de dirigentes históricos do Canário do Sertão capitaneados por Cleodon Bezerra, o clube não teve como inscrever atletas no BID da CBF na tarde desta quarta-feira. Resultado: no início da noite, o próprio Cleodon comunicou à Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) que o clube não viajaria para Campina Grande para o jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2022, contra o Campinense.
Cleodon Bezerra encabeça a lista de dirigentes que assumiram o Nacional de Patos após a renúncia de Rodrigo Nógrega — Foto: Acervo pessoal / Cleodon Bezerra
Desta forma, a Raposa será declarada vencedora por WO, o que equivale ao placar de 3 a 0. O Nacional, por sua vez, segue na competição e tentará se recuperar na partida da próxima terça-feira, quando receberá o Sport-PB no Estádio José Cavalcanti.
O Nacional de Patos, através de Adalberto Alves, que é presidente do Conselho Deliberativo do clube, confirmou que o insucesso na tentativa de registrar os jogadores a tempo e até solicitou que a partida contra o Campinense fosse adiada. Mas a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, descartou essa hipótese, explicando que o regulamento da competição precisava ser cumprido.
— Lamentamos que a situação tenha chegado a esse ponto. Mas a Federação não tem outra coisa a fazer senão cumprir o regulamento, até em respeito a todos os clubes do campeonato. Reconheço o esforço feito por Cleodon para colocar o Nacional em campo, mas o regulamento é muito claro quando diz que os jogadores têm que estar no BID um dia antes do jogo — disse a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho.
Presidente do Conselho Deliberativo do Nacional de Patos, Adalberto Alves também confirmou, em comunicado oficial, a impossibilidade de o clube ir a campo contra o Campinense nesta quinta-feira — Foto: Reprodução / Nacional de Patos
No início da noite desta quarta-feira, o Nacional de Patos enviou ofício à FPF-PB comunicando oficialmente a desistência da partida e aceitando o WO. Assim, a Federação cancelou os protocolos da partida no Amigão, apenas indicando a arbitragem para confirmar a vitória do Campinense.
Mais cedo, o clube de Patos ainda vislumbrava uma possibilidade de ir a campo com um time formado por pratas da casa. Mas nem isso foi possível, uma vez que não houve a inscrição de ninguém no BID.
Carta-renúncia escrita por Rodrigo Nóbrega, após ter sido pressionado por torcedores do Nacional de Patos — Foto: Divulgação
A semana foi complicada para o Nacional de Patos. Antes da renúncia do presidente Rodrigo Nóbrega, feita numa carta escrita à mão, os jogadores do clubes haviam sido despejados do hotel onde estavam concentrados. Outros fornecedores também cobram o clube por supostas dívidas. Para completar, o Canário anunciou o terceiro técnico somente em 2022 — Mirandinha, que já havia substituído Reinaldo, deixou o cargo para dar lugar a Delany, efetivado pela nova gestão.
Crise começou com o despejo dos jogadores do hotel onde estavam concentrados — Foto: Divulgação
Com o cancelamento do jogo entre Campinense e Nacional de Patos, a rodada de abertura do Campeonato Paraibano terá apenas um jogo nesta quinta-feira: Atlético-PB x Botafogo-PB, que se enfrentarão às 20h15 no Estádio Perpetão, em Cajazeiras.