O Nacional de Patos finalmente fez a sua estreia em campo no Campeonato Paraibano de 2022 depois de perder por WO para o Campinense e ter o jogo contra o Sport Clube Paraíba adiado. Como não poderia ser diferente, o que não faltou foi emoção no José Cavalcanti. A torcida do Nacional se fez presente em grande número ao estádio para incentivar o clube. A partida começou com a equipe do CSP da capital marcando pressão na equipe do Nacional e tendo as melhores chances no primeiro tempo. E aos doze minutos após falha da zaga do canário o CSP abriu o placar com o zagueiro Gilmar. Pouco tempo depois o Nacional quase empatou com o atacante Felipe Araújo.
Aos vinte minutos do primeiro tempo o CSP quase aumentou o placar com Mano Walter. Cleiton em jogada individual quase empata para o Nacional aos trinta minutos após boa jogada do atacante Pedrão. A resposta do CSP foi rápida num contra-ataque puxado pelo meia Betinho e chegando ao seu segundo gol através do atacante Mano Walter. No final do primeiro tempo a equipe do CSP quase ampliou o marcador novamente com o atacante Mano Walter. Fim de um primeiro tempo dominado pela equipe da capital.
Na segunda etapa da partida após conversa no vestiário, os jogadores do Nacional com o apoio da torcida voltaram com outra postura e partiram para cima do CSP. Logo aos cinco minutos o atacante Pedrão fez o primeiro gol do Nacional no campeonato.
O gol animou a torcida do canário e os jogadores do Nacional, e o empate era questão de tempo e não demorou muito. Novamente o atacante Pedrão desta vez de pênalti empatou para o Nacional aos vinte e quatro minutos do segundo tempo. O CSP sentiu a pressão e um minuto depois sofreu a virada com o atacante Pedrão fazendo seu terceiro gol na partida e da virada do Nacional.
Aos 37 minutos do segundo tempo mais um pênalti para o Nacional marcado pelo árbitro em cima do atacante Felipe Araújo. O próprio Felipe Araújo bateu e converteu o quarto gol do Nacional. Final de jogo Nacional de Patos 4X2 CSP.
NACIONAL DE PATOS: Jean, Dênis, Rafael, Keven, João Marcelo (Daniel) e Arthuzinho (Laécio); Felipe Araújo, Cleiton e Romarinho (Deda); Pedrão (Antoniel) e Klebinho (Du Paraíba). Téc.: Lamar.
CSP: Wallace, Igor (Natalício), Valdenilson, Gilmar Pitimbu e Fábio (Esquerdinha); Emmerson, Beckham e Emanuel; Betinho (Robinho), Mano Walter (Júnior Mandacaru) e Kiko (Rafael). Téc.: Josivaldo Alves.
Por Cícero Araújo/Vitrine Patos