A Paraíba já realizou 79 transplantes neste ano. Foram 51 de córneas, dois de coração, 17 de rins e nove de fígado. Ainda aguardam na fila de espera por um órgão no estado 495 pessoas.
Nessa segunda-feira (28), a Central de Transplantes da Paraíba registrou a quarta doação de órgãos do mês de março. O doador foi um homem de 25 anos que estava internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. Como forma de agradecimento, os profissionais da unidade fizeram um corredor humano quando o paciente levado para o centro cirúrgico.
Foram doados fígado, rins e córneas. Todos os receptores são paraibanos. O fígado foi implantado em um homem de 74 anos; o rim direito em uma mulher de 37 anos; e o rim esquerdo em outra mulher, de 39 anos. As córneas primeiro passam por uma avaliação no Banco de Olhos, para depois serem transplantadas.
Esse foi o segundo transplante realizado em menos de 72 horas. A doação de órgãos só ocorre após a permissão da família.
“O aumento significativo da autorização familiar reflete a sensibilização da população a respeito do tema. O resultado conquistado pela Paraíba é fruto da soma de esforços feitos por toda a equipe da Central de Transplantes, com total apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, observa a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.