Indicada para crianças e pré-adolescentes, a fisioterapia pediátrica promove saúde, previne doenças e reabilita funções e contribui para a independência dos pequenos. “A especialidade abrange cuidados específicos, já que os pacientes, por ainda não serem adultos, precisam ser vistos na fase de desenvolvimento com particularidades e necessidades características”, explica a fisiopediatra, Jéssica Macedo, da Unimed JP.
Esse tipo de fisioterapia favorece a qualidade de vida e bem-estar. Os pais devem procurar um médico de referência, caso haja qualquer sinal de atraso ou problema no desenvolvimento da criança para receber a indicação deste tipo de tratamento. “Uma intervenção rápida e precisa implicará diretamente em um bom prognóstico. Isso vai reverter ou reduzir alguma alteração no desenvolvimento neuropsicomotor da criança”, destaca.
A especialista aponta que é extremamente importante a intervenção ser realizada por um profissional qualificado para que, assim, possa ser desenvolvido um plano de tratamento direcionado e específico. “As principais causas que levam crianças e pré-adolescentes a precisar de fisioterapia são: atraso no desenvolvimento neuro-sensório-motor, alterações posturais, afecções respiratórias e problemas ortopédicos”, conta Jéssica Macedo.
Já a fisioterapia respiratória também é muito procurada, devido a fatores como o clima e predisposição genética, tornam os pequenos mais suscetíveis a desenvolverem infecções no sistema respiratório. “O tratamento vai ajudar a eliminar as secreções dos pulmões e vias aéreas; permitir uma boa expansibilidade pulmonar — o que evita infecções como pneumonia e bronquiolite. Assim como pode melhorar a oxigenação, prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório e reduzir o desconforto respiratório”, explica.
“Não existe limite de idade para iniciar, ao menor sinal de atraso ou alteração, a fisioterapia já é indicada. Porém, em casos de recém-nascidos, prematuros ou uma criança que esteja perdendo peso, a fisioterapia é contraindicada para evitar o gasto calórico”, destaca.