Empurrado pela torcida e sólido defensivamente, o Vasco passou em um teste de fogo. Afinal, o Cruzeiro lidera a Série B com propriedade e vinha com uma sequência de dez jogos de invencibilidade no torneio - eram nove vitórias (sendo oito seguidas) e um empate.
O Vasco, agora, tem 24 pontos e se mantém na terceira colocação da Série B, a quatro pontos do Cruzeiro. Invicto, o Cruzmaltino tem sete pontos de frente para o Grêmio, quinto colocado e que ainda joga na rodada - visita o Sport, quarto colocado.
Na próxima rodada, o Vasco visita o Londrina, no sábado, às 16 horas (de Brasília). Já o Cruzeiro recebe a Ponte Preta, nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), no Mineirão.
O duelo
O Vasco levou perigo logo no primeiro minuto. Nenê cobrou escanteio e Gabriel Dias ganhou pelo alto. Ele cabeceou por cima e assustou o Cruzeiro. Aos quatro, em novo escanteio, quem ganhou a jogada foi Anderson Conceição, wur também mandou por cima.
O Cruzeiro também respondeu em bola parada. Aos 13, Bidu cobrou falta para a área e encontrou Edu. O centroavante cabeceou à direita de Thiago Rodrigues. Aos 20 minutos, Jajá pressionou o goleiro do Vasco e interceptou o passe. A bola sobrou para Edu, porém Quintero cortou o cruzamento.
O Vasco, então, deu o bote. No minuto 23, Matheus Barbosa roubou a bola e ligou o contra-ataque. Gabriel Pec acionou Nenê pela esquerda, o experiente meia cruzou e Getúlio cabeceou para abrir o placar. O atacante quebrou um jejum de 17 jogos sem marcar.
O Cruzeiro colocou o goleiro Thiago Rodrigues para trabalhar. Bidu cobrou falta da entrada da área com força. Thiago espalmou. O clube mineiro, então, passou a pressionar o Vasco. A resposta carioca foi após bola parada. Nenê levantou e a bola chegou a Figueiredo. O atacante colocou para a área e Gabriel Dias aparou para Edimar, que mandou para fora.
O clube carioca subiu a marcação e quase ampliou. Após bola recuperada, Nenê tocou para Gabriel Pec, que bateu cruzado, com perigo, para fora. O Vasco foi para o intervalo em vantagem.
O Cruzeiro quase chegou ao empate no segundo tempo. Após chute cruzado, Bidu apareceu bem e finalizou. Quintero interceptou e salvou o Vasco. O clube carioca respondeu em bola parada. Danilo Boza, que entrou no lugar de Quintero, fez Rafael Cabral trabalhar para evitar o segundo.
O clube mineiro deu um susto nos minutos finais, aos 42. Filipe Machado, que entrou no segundo tempo, ficou com a sobra e emendou com força, para fora. Entretanto, o Vasco conseguiu segurar o resultado e garantir a festa do Maracanã lotado.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1X0 CRUZEIRO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de junho de 2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 58.659 pagantes // 63.608 presentes
Renda: R$ 2.284.230,58
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartão amarelo: Matheus Barbosa (Vasco) e Geovane Jesus e Neto Moura (Cruzeiro)
Gol:
VASCO: Getúlio, aos 23' do 1ºT
CRUZEIRO:
VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton), Quintero (Danilo Boza), Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Matheus Barbosa (Juninho) e Nenê (Palacios); Figueiredo, Gabriel Pec e Getúlio (Raniel)
Técnico: Emílio Faro.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Geovane Jesus (Rafael Santos), Oliveira e Zé Ivaldo; Leonardo Pais (Rafa Silva), Willian Oliveira, Neto Moura, Fernando Canesin (Filipe Machado) e Bidu; Jajá (Daniel Júnior) e Edu
Técnico: Paulo Pezzolano.