Foi apresentado na manhã de hoje, 15, o PLANO ESTRATÉGICO DE SEGURANÇA, EMERGÊNCIA E MOBILIDADE para o São João da Cidade de Patos através de uma coletiva de imprensa realizada com a presença dos principais envolvidos na organização do São João de Patos.
O evento contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, STTRANS, Polícia Penal, todas irmanadas para desencadear a Operação São João 2022. No momento foi apresentado a toda imprensa presente o planejamento dos órgãos de segurança e as ações a serem desenvolvidas durante o evento junino.
WhatsApp Image 2022-06-15 at 19.24.
A Polícia Militar disponibilizará aproximadamente 170 policiais militares, em toda área do evento, distribuídos por zonas e áreas de atuação, juntamente com todo aparato tecnológico de câmeras de última geração dotadas de inteligência artificial para reconhecimento facial buscando garantir que a população participe de um evento com mais tranquilidade e segurança.
Pronta para servir, a Polícia Militar preparou um forte esquema de segurança para propiciar as pessoas muita tranquilidade e paz para todos os turistas e demais forrozeiros que vierem à nossa cidade.
Para isso, a Polícia Militar juntamente com as forças de segurança, terá o auxílio de câmeras que ajudarão no reconhecimento facial no perímetro do Terreiro do Forró.
WhatsApp Image 2022-06-15 at 19.24.52
De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Esaú de Lucena, o reconhecimento facial é a tecnologia baseada em Inteligência Artificial que identifica e verifica, por cruzamento de dados ligado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, a identidade de uma pessoa por meio da imagem do seu rosto.
As imagens serão enviadas para Centro de Comando e Controle (CICC), que conta com videomonitoramento e que foi inaugurado semana passada pelo governador João Azevêdo na cidade de Patos.
WhatsApp Image 2022-06-15 at 19.24.51
Segundo o Tenente Coronel Jurandy, coordenador Regional do CICC, o sistema é muito avançado e vai auxiliar demais as forças de segurança no trabalho no São João.
“A câmera de reconhecimento facial funciona fazendo uma leitura, em comparação dos pontos do rosto da pessoa, com o banco de dados e a partir daí ela consegue identificar, inclusive, um criminoso ou uma pessoa desaparecida no meio de milhares de pessoas”, explicou.
Assessoria PM