Nos últimos ajustes para a entrega do ginásio de esportes ‘O Rivaldão’ à população patoense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) realizou uma vistoria e poda das árvores, no entorno do ginásio, com o objetivo de garantir o paisagismo bem como a segurança das pessoas e veículos que transitem pelo local.
Em virtude das árvores serem de grande porte foi necessário o auxilio do Corpo de Bombeiros Militar, pois embora a poda pareça ser uma atividade simples, ela necessita de técnica, preparo e equipamentos adequados conforme explicou a secretária da Semads, Manoella Rodrigues.
“Com a entrega do Rivaldão, a Secretaria do Meio Ambiente também está dando sua parcela, garantindo o paisagismo e a poda das árvores, tendo em vista que a poda é de extrema importância, pois é com a poda que se retira aqueles galhos fracos ou com uma má formação, que porventura poderiam vir a cair, danificando estruturas ou até atingindo pessoas. Esse procedimento de poda controla o crescimento constante, limpa o ambiente e garante toda a segurança do entorno do Ginásio. Só que essa poda não pode ser feita de qualquer maneira. Ao contrário do que se pensa, não é uma coisa simples, exige técnica, preparo e equipamentos adequados, tendo em vista que as árvores do Rivaldão são árvores de grande porte. E para isso, nós contamos com a ajuda do Corpo de Bombeiro. Então, foi feita a poda em altura, justamente para evitar qualquer incidente”, explicou.
Importante ressaltar que todas as podas foram feitas conforme as normas técnicas, buscando salvaguardar a saúde de todas as árvores, garantindo a estrutura e funcionalidade de cada espécie no local e seu entorno, mantendo o equilíbrio entre elas e o ambiente.
Por Coordecom