A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos em parceria com a Polícia Militar da Paraíba iniciou nesta segunda-feira, 10, o curso de Identificação Veicular, com o objetivo de capacitar seus agentes para a identificação de irregularidades em veículos, como adulterações em chassis, motores e documentos.
O treinamento, ministrado pelos policiais militares do estado de Tocantins, Sargento Murussi, Sargento Ornês e o Cabo Brandão, abordou técnicas avançadas de inspeção, análise de sinais identificadores e reconhecimento de fraudes, contribuindo para o combate ao crime, especialmente o furto e roubo de veículos.
O curso teve participação de policiais de diversas unidades, agentes de trânsito de Patos reforçando a qualificação do efetivo e aprimorando a segurança nas abordagens.
“Nesta edição, por conta de uma parceria e por conta da importância dos agentes de trânsito estarem lidando diariamente com veículos, abrimos para que os agentes de trânsito pudessem também ter acesso a esse conhecimento. Esse curso tem duração de seis dias, começa hoje, na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, vai até o dia 15, que é um sábado, e é um curso que tem, além da participação dos agentes municipais da STTRANS aqui de Patos, tem também policiais militares do Rio Grande do Norte e policiais de várias unidades aqui da Polícia Militar da Paraíba”, comentou Major Daniela do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba.
A Major Daniela, essa iniciativa, fortalece ainda mais o trabalho de combate às práticas criminosas e promove maior segurança para a população.
“É importante salientar que o instrutor deste curso é o sargento Muruci, que é da Polícia Militar do Tocantins, que é uma referência nacional com relação à identificação veicular. Então, a Polícia Militar do Estado da Paraíba procurou trazer um instrutor referência para o conhecimento poder ser multiplicado na nossa corporação e por nossos parceiros. Desde a primeira edição, nós percebemos um aumento considerável do número de identificação de veículos clonados”, destacou.
Elucinaldo Laurindo, superintendente da STTRANS, destacou a parceria com a Polícia Militar para a realização do curso que irá aprimorar os trabalhos e garantir a segurança para a população.
“Esse curso é para capacitar o agente de trânsito na hora de identificar um veículo, se aquele veículo tem alguma adulteração, se é um veículo roubado para garantir, tirar de circulação esses veículos que estão cometendo infrações, que estão abusando de práticas inseguras no trânsito”, relatou.
Secom – Prefeitura de Patos