O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa promoverá nos dias 13 e 14 de fevereiro, o I Fórum Social dos Direitos da Pessoa Idosa e terá como objetivo discutir o tema: ‘Formação para cuidadores, a importância do envelhecimento saudável com vínculos afetivos e a garantia de direitos da pessoa idosa e a saúde do cuidador’.
O evento acontecerá a partir das 8h, no Centro de Treinamento de Lideranças – CTL, localizado no bairro Santo Antônio e tem o apoio da Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Fórum é um espaço de discussão permanente, propositivo, autônomo, de articulação, mobilização, participação social e protagonismo no processo de conquista e defesa dos direitos da pessoa idosa.
A presidente do CMDPI, Maria Joseny, destaca a importância da realização deste evento que reunirá diversas categorias que buscarão melhorias para as políticas de proteção à pessoa idosa do município.
Maria Joseny ainda explicou que o evento acontecerá nos dois dias, mas com públicos e abordagens diferentes.
“Temos mais de 70 pessoas inscritas para o fórum e será um momento ímpar para a cidade de Patos. É um trabalho feito com a ajuda de muitas mãos generosas e parceiras”, relatou.
Na ocasião, terá a participação da gerontóloga Patrícia Montenegro, mestra em gerontologia e coordenadora do curso de Cuidadores de Idosos do Instituto São José, a qual trará o tema: ‘Contextualizando o envelhecimento na atualidade: Aspectos demográficos’. O momento também contará com a palestra de Paulo Cordeiro Fontes, psicólogo e mestre em gerontologia, que traz o tema ‘Processo de Envelhecimento Humano – Aspectos biopsicossociais e espirituais’.
Coordecom