A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e Diversidade Humana, está presente neste período carnavalesco para a realização da campanha de conscientização contra a violência doméstica e importunação sexual.
Com o tema "Não é não, meu fi", o objetivo da campanha é de prevenir contra a importunação sexual, crime tipificado na lei 13.718. As ações da secretaria da mulher acontecem através de distribuição de material educativo e sensibilizando a população com informações que explicam o que é o crime de importunação sexual e contatos de denúncia.
A secretária da mulher de Patos, Jéssica Alexandre, explicou sobre as ações.
"Nossa equipe se faz presente desde o primeiro dia de prévia de carnaval e tem levado informações para a sociedade, orientando, inclusive, quais órgãos procurar em caso de importunação ou violência", explicou.
A secretária esclareceu que a conscientização fortalece a importância de brincar e aproveitar as festividades com consentimento e, sobretudo, com respeito para que as mulheres não sofram nenhum tipo de violência e tenham seus direitos preservados.
A campanha "Não é não, meu fi" conta com parceiros, como a Secretaria de Cultura do município e os Movimentos Sociais Organizados de Mulheres. Para denunciar qualquer tipo de violência ou importunação, de maneira urgente, a denúncia deve ser formalizada através do 190 da Polícia Militar. Outros canais podem ser acionados, como disque 100, 197 (Polícia Civil) ou disque 180.
Mídia social:
Na rede social da Secretaria Executiva da Mulher e Diversidade Humana de Patos (@sepmdhpatos), o folião pode verificar vídeos, material de conscientização e entrevistas que abordarão sobre o tema.
Secom-Prefeitura de Patos