O projeto de extensão " Do PROCON às Ruas", idealizado pela professora pedagoga e especialista em direito do consumidor, Maria das Graças Medeiros Fernandes e contando com a colaboração da coordenadora do setor de educação para o consumo, Dra. Socorro Fragoso, do PROCON-municipal, tem transformado a maneira como o Órgão interage com a comunidade de Patos. Em contato com o portal Vitrine Patos, a autora da prática educativa, detalhou a iniciativa que, desde 2016, promove a educação, prevenção e informação sobre direitos do consumidor, tanto internamente no setor de atendimento quanto externamente, alcançando diretamente o comércio local.
A ação inovadora leva informações cruciais sobre o direito do consumidor para lojistas e suas equipes, utilizando materiais pedagógicos e lúdicos que facilitam a interação e o esclarecimento de dúvidas. Segundo a professora Maria das Graças, os encontros são "bem interativos, onde se dá a oportunidade deles interagirem, esclarecerem dúvidas que talvez eles tenham, como também, suscitando temáticas que envolvam situações problemas que a gente já imagina que acontece ou que poderá vir a acontecer em seu cotidiano nas relações de consumo."
Uma das novidades implementadas no comércio é a "caixinha LúdicoInterativa - Fala Consumidor", criada pela professora Maria das Graças e presente no plano de ação de 2025. Essa ferramenta pedagógica, oferece aos lojistas e seus colaboradores, enquanto cidadãos, a oportunidade de opinar sobre pesquisas de mercado de interesse para a população, indo além das pesquisas tradicionais e dando voz aos anseios da comunidade consumidora. "Então, é mais uma chance, mais uma oportunidade de se dar voz e vez aos cidadãos consumidores", enfatizou a professora.
"O projeto Do Procon às Ruas é de grande valia", afirmou a empresária Eliane Gomes, proprietária de um dos estabelecimentos visitados, "pois leva informações importantes tanto aos consumidores quanto aos lojistas, que têm a oportunidade de solucionar suas dúvidas."
Durante as visitas, o setor de educação para o consumo, disponibiliza cartilhas educativas e cartões informativos com dados de contato do Órgão, como localização, horário de atendimento, redes sociais e telefones. Além disso, é divulgada a importância de utilizar o "Disque -Denúncia", um canal para que os cidadãos possam expressar suas queixas e solicitar esclarecimentos sobre questões relacionadas as práticas consumeristas
O projeto de extensão "Do PROCON às Ruas" demonstra o compromisso do Órgão em ir além do atendimento tradicional, promovendo uma cultura de consumo consciente e informando em Patos, beneficiando tanto os consumidores quanto os comerciantes locais.
Por Redação