Em uma noite de celebração, Patos inaugurou o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III) João Batista Fernandes. A solenidade, realizada na terça-feira (15 de abril), contou com a presença de autoridades municipais, servidores da saúde e a comunidade.
O secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, destacou a trajetória desafiadora até a concretização da obra. Ele relembrou que, logo após a posse do atual prefeito e a nomeação do então secretário de saúde (Segundo Brito ) in-memoriam, foram iniciadas duas importantes ações: a reconstrução da UPA do Jatobá (já em funcionamento há três anos) e a construção do CAPS AD III, que se encontrava abandonado.
Após a conclusão da obra, o prédio foi novamente vandalizado, e a auditoria federal bloqueou os recursos para o credenciamento. Diante da situação, o prefeito Nabor Wanderley autorizou a finalização da obra com recursos e mão de obra da própria prefeitura.
Medeiros enfatizou que a requalificação foi realizada com o trabalho dos servidores municipais e que o prédio passou por rigorosas vistorias da Vigilância Sanitária, estando apto para o credenciamento e habilitação junto ao Ministério da Saúde.
O secretário também homenageou os profissionais que mantiveram o atendimento em um espaço inadequado até a conclusão da nova estrutura, e citou as coordenadoras que passaram pela gestão do serviço. Ele ressaltou a qualificação da atual coordenadora da saúde mental, Júlia Sulpino, que possui experiência em diversas áreas da atenção psicossocial.
Leônidas Medeiros afirmou que o novo CAPS AD III de Patos é o melhor do estado da Paraíba em termos de estrutura física e equipamentos, além de contar com uma equipe multidisciplinar especializada para oferecer acolhimento, carinho e educação aos usuários que buscarem o serviço, seja para internação voluntária, apoio psicossocial ou consultas especializadas.
"Não façamos só prêmios, não façamos só grandes eventos, tratemos o povo patoense com amor, carinho, acolhimento e dedicação. E é isso que nós vamos fazer. Não é a partir de amanhã, é a partir de hoje", declarou o secretário, reforçando o compromisso de manter o CAPS aberto de forma contínua para atender às necessidades da população finalizou o secretário.
Redação