Os acidentes violentos de trânsito ocasionaram de 2000 a 2022 na Paraíba, 8.058 vítimas, das quais cerca de 70% delas trafegavam em motocicletas. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Falta de habilitação, de equipamentos de segurança, uso de forma incorreta e desrespeito entre motoristas e motociclistas são as principais causas dessas mortes, de acordo com o especialista na área de trânsito e transporte, Artur Morais que aproveita é dá dicas de como evitar acidentes.
Os dados chegam como um sinal de alerta neste mês em que se comemoram os 25 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No ano 2000, as mortes provocadas por acidentes com motos e carros atingiram 115 pessoas, enquanto em 2022 foram 558 vítimas, o que representa uma alta de 385%. A predominância maior é de acidentes com motos. A frota de veículos no estado também aumentou nas últimas décadas. Informações do Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran -PB) mostram que a frota geral de veículos saiu de 257.279 em 2000 para 1.478.190 em 2021, um acréscimo de 474,5%.
“Qualquer acidente de moto, via de regra, é um acidente grave, vai ter alguma sequela, algo considerável. O grande problema que nós temos, principalmente no interior do País, é o que o motociclista não usa capacete, muita gente pilota com mais três ou até quatro pessoas em uma moto”, disse Artur.
Outro problema destacado pelo especialista é a relação agressiva entre motociclistas e motoristas. “É comum ver ciclistas que não respeitam a sinalização por mudança de faixa, por exemplo, e motoristas que não mudam de faixa quando vão ultrapassar uma moto”. Ainda segundo Artur Morais, o caminho para mudar essa realidade, na avaliação do especialista, passa pela fiscalização e a educação. “Além das ações do poder público, o motociclista precisa ter consciência quando estiver pilotando e os motoristas devem respeitar quem está sob duas rodas”, afirmou.
Veja algumas dicas para evitar acidentes com moto:
• Tenha habilitação e habilidade para conduzir uma moto
• Respeite a sinalização de trânsito
• Pratique a direção defensiva
• Utilize vestuário de proteção, como capacete e luvas
• Realize manutenção preventiva na moto
• Não conduza sob o efeito de álcool e outras drogas
Da Redação
Mín. 23° Máx. 37°