A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados elegeu para presidente o deputado Airton Faleiro (PT-PA). Ele recebeu 14 votos. O parlamentar está no segundo mandato e antes foi deputado estadual, presidente da federação dos agricultores do Pará e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag).
“A participação das entidades sindicais dá vida aos trabalhos desta comissão, e precisamos manter essa relação”, disse Airton Faleiro, após agradecer o apoio dos partidos que formam a Federação PT-PCdoB-PV.
O deputado defendeu a necessidade de segurança jurídica para os trabalhadores e para as empresas. Entre os temas que devem ter prioridade, segundo ele, estão os trabalhadores por aplicativo e a política para atualização do salário mínimo.
A escolha dos vice-presidentes ficou para outra reunião, ainda sem data marcada.
O que faz a comissão
Criada neste ano, a partir do desmembramento da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o colegiado tem como atribuição analisar e debater a legislação relacionada à política salarial, regulamentação das profissões, segurança e medicina do trabalho, políticas de emprego e de aprendizagem, direito de greve, sindicalismo e Justiça do Trabalho.