A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social lançou, ontem, em João Pessoa, a Operação Semana Santa. Os trabalhos envolvem a todos os órgãos de segurança pública do estado. A ação vai reforçar o emprego dos efetivos até o domingo de Páscoa (9), com cinco mil homens e mulheres atuando com prevenção e repressão durante o feriado prolongado. A Secretaria de Administração Penitenciária também participa da operação.
De acordo com o secretário Jean Nunes, o dia começou com uma ação integrada com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). “Amanhecemos cumprindo vários mandados de prisão contra acusados de crimes contra o patrimônio, homicídios, tráfico de drogas, entre outros, com mais de 40 presos, e além dessa ação fazemos o lançamento da Operação Semana Santa para garantir segurança nos mais de 100 eventos religiosos”, frisou.
Polícia Militar
A corporação vai utilizar 2.744 agentes e 1.036 viaturas, que serão dispostos em todas as regiões do estado. Serão cobertos 100 eventos religiosos e intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints, em locais propícios à situação de vulnerabilidade social. A escolha dos ‘pontos quentes’ é definida com base em estudo realizado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.
Durante o feriado prolongado, serão utilizadas todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Batalhão Especializado de Atendimento ao Turista (BPtur), entre outras.
Polícia Civil
Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil utilizará 1.080 agentes em delegacias no estado, incluindo delegados, investigadores, escrivães, agentes operacionais, servidores do IPC, e viaturas.
Corpo de Bombeiros
O CBMPB, vai empregar um efetivo de 890 homens e mulheres, com auxílio de 328 viaturas operacionais e administrativas. No Litoral, de norte a sul, serão ativados postos de guarda-vidas com o apoio de embarcações.
A atuação ocorrerá em toda Região Metropolitana, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Sousa, entre outras cidades, bem como em grandes eventos da Semana Santa, com ações preventivas, de acordo com direcionamento das Dioceses e Paróquias das regiões.
Serão realizadas blitzen preventivas e educativas, a fim de orientar a população quanto aos principais riscos durante o período, e aos banhistas que desejarem utilizar os ambientes aquáticos. A instituição também atuará em pontos base nas principais rotas de circulação de veículos, com o objetivo de reduzir o tempo resposta nos atendimentos às ocorrências, e vai realizar perícias, vistorias técnicas e inspeções nos locais onde ocorrerão eventos religiosos da Semana Santa.
Reforço aéreo
Um reforço importante durante a operação é o trabalho do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds com o uso da aeronave Acauã, que estará a postos até o domingo de Páscoa. O objetivo é dar mais agilidade aos atendimentos tanto nas regiões litorâneas do estado como as rodovias que cortam a Paraíba.
Fiscalização de Trânsito
A Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, intensificará ações da Operação Lei Seca durante o período, com fiscalizações contra abusos praticados por condutores que desobedecerem às leis de trânsito, principalmente embriaguez ao volante.
O Detran contará com um efetivo de 20 agentes de trânsito com equipamentos específicos, como talonários eletrônicos com impressoras, etilômetros (bafômetros) e cones sinalizadores com implantação de redutores móveis para contenção de velocidade. Serão utilizadas sete viaturas operacionais.
A Lei Seca vai agir em conjunto com os demais órgãos de segurança do Estado e dos municípios, adotando pontos de abordagem em locais próximos às áreas de eventos, nos principais corredores de tráfego de veículos.
190, 193, 197 e Del. On-line
Como outros canais de atendimento ao cidadão, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba disponibiliza o número 190 (Polícia Militar); 193, situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida; e o Disque Denúncia -197, recebe denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Ocorrências simples, sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.pb.gov.br).
Por Jornal União
Mín. 23° Máx. 36°