21°C 30°C
Patos, PB
Publicidade

Comissão discute dificuldades enfrentadas para fornecer internet de graça para aluno carente

Depositphotos Acesso de graça deve beneficiar alunos carentes da educação básica A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos D...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
16/06/2023 às 14h05
Comissão discute dificuldades enfrentadas para fornecer internet de graça para aluno carente
Acesso de graça deve beneficiar alunos carentes da educação básica - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados discute as dificuldades enfrentadas por estados para garantir a internet gratuita para professores e estudantes da rede pública de ensino, prevista na Lei 14.172/21.

Continua após a publicidade
—>

Essa norma criou o Programa Internet Brasil para beneficiar alunos da educação básica da rede pública pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), inclusive os matriculados em escolas de comunidades indígenas e quilombolas, e escolas especiais sem fins lucrativos que atuam exclusivamente nessa modalidade.

O acesso à banda móvel deverá ser garantido pela distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos, principalmente celulares.

O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que pediu a realização da audiência, afirma que os estados publicaram editais para contratar os serviços. No entanto, ele reclama que "as operadoras de SMPs [serviço móvel pessoal] vêm dificultando a implementação de contratações em desfavor de empresas vencedoras dos procedimentos de concorrência pública".

Entenda o caso
A Base venceu licitações para fornecer o chip neutro (chip que permite a troca remota de operadora sem precisar de novo chip físico) aos alunos e professores. Já as prestadoras de serviço móvel foram selecionadas para prover o serviço de conectividade.

No Amazonas e em Alagoas, no entanto, a Base foi encarregada de realizar toda a operação, o que o que foi alvo de questionamentos das empresas de serviço móvel.

Em medida cautelar, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as empresas de telefonia assegurem à Base a disponibilidade de perfis elétricos para atender as licitações nesses dois estados.

Mas a Associação Brasileira da Operadora Móvel Virtual (Abratual) recorreu da cautelar afirmando que a Base não consta como licitante no processo do Amazonas, mas uma empresa coligada (KTI – Integração em Tecnologia), que teria sido desclassificada numa licitação em Mato Grosso por não possuir outorga para prestar serviços de conectividade.

"Diversos questionamentos surgem acerca da situação criada", afirma o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que também pediu o debate. "Como admitir que uma empresa que não é de telecomunicação responderá à Anatel, uma vez que não se submete a seus regulamentos?", pergunta Ribeiro. "Quando o consumidor final solicitar um serviço, reclamar, ou pedir informação, a quem irá recorrer?"

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o presidente-executivo do Conselho Diretor da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, e representantes da Base, da Abratual, da TIM, da Claro e da Vivo.

A audiência será realizada no plenário 9, a partir das 16 horas.

Patos, PB
30°
Tempo nublado
Mín. 21° Máx. 30°
31° Sensação
8.52 km/h Vento
51% Umidade
89% (1.11mm) Chance chuva
05h40 Nascer do sol
17h23 Pôr do sol
Domingo
33° 18°
Segunda
33° 17°
Terça
33° 21°
Quarta
33° 20°
Quinta
33° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 332,280,75 +1,52%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade