Entre as pessoas entrevistadas, 33% relataram aumento na renda, mas somente 15% afirmaram aumento nos gastos facultativos a exemplo de jantar fora, viagens e entretenimento nos últimos três meses;
A maioria das pessoas (57%) considerou o acesso ao crédito e a empréstimos como extremamente ou muito importante para conseguir atingir suas metas financeiras. No entanto, apenas 45% afirmaram que atualmente possuem acesso suficiente a crédito e a produtos financeiros;
A Geração Z demonstrou maior tendência de consumo de bens e serviços digitais: 45% das pessoas entrevistadas desta geração afirmaram ter utilizado serviços bancários on-line;.
Dentre todas as pessoas entrevistadas, 84% afirmaram que o aumento das taxas de juros teve impacto alto ou moderado sobre a decisão de solicitar ou não um novo crédito nos próximos 12 meses, e 49% consideraram, mas acabaram por não solicitar um novo crédito ou refinanciar o já existente;
O "roubo de conta" (em inglês ATO - Account Take Over), em que fraudadores obtêm, ilegalmente, acesso às contas das pessoas, foi a maior preocupação de cibersegurança entre consumidores: 22% afirmaram que essa era a ameaça digital que mais preocupava e que poderia afetá-los pessoalmente. Um crescimento de seis pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2022.
A TransUnion, empresa global de informações e insights, divulga os resultados do estudo Consumer Pulse referentes ao segundo trimestre de 2023. Nesta edição, o destaque é a preocupação das pessoas para os próximos meses com o aumento das taxas de juros, desemprego e inflação nos produtos consumidos diariamente como alimentos, gás, energia elétrica, etc. Apesar disso, segundo a pesquisa, 33% dos entrevistados relataram aumento de renda no período - em comparação com 26% no segundo trimestre de 2022.
O acesso ao crédito, por exemplo, foi limitado, apesar de sua relevância para a movimentação da economia. A maioria dos entrevistados (57%) considerou que o acesso a crédito e empréstimo são extremamente ou muito importantes para atingirem suas metas financeiras. Porém, apenas 45% afirmaram que atualmente têm acesso suficiente a crédito e a empréstimos, sendo que 26% correspondiam a pessoas com renda mensal de menos de R$1 mil.
“A preocupação da população com a inflação reflete imediatamente na vida financeira e no poder econômico dessas famílias, dificultando seu planejamento. Acesso ao crédito e aos juros de acordo com cada perfil ajudam a viabilizar produtos normalmente inacessíveis, como financiamento de imóveis e automóveis e, por consequência, auxiliam na inclusão financeira no Brasil. Além de desenvolver a economia do país, o alcance ao crédito também é essencial para impulsionar o crescimento das pessoas”, diz Claudio Pasqualin, Vice-Presidente de Soluções da TransUnion Brasil.
Digitalização
A tendência de consumo de produtos e serviços digitais é uma realidade para 41% dos entrevistados. Deste total mais de 50% reportaram fazer suas transações bancárias e de consumo via meios digitais. Embora 38% dos brasileiros entrevistados tenham dito que usaram serviços bancários digitais no último mês que antecedeu a pesquisa, entre a Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2004), esse número chega a 45%. Na contramão, apenas 26% dos Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1944 e 1964) utilizaram serviços bancários digitais no mesmo período. Por terem comportamento ativo no meio digital, 56% da Geração Z disse concordar em receber anúncios personalizados de acordo com as suas preferências e necessidades, enquanto apenas 42% de Baby Boomers fariam o mesmo.
Risco de fraudes e uso de identidades falsas preocupa brasileiros
O medo da invasão de uma conta digital ainda é uma realidade entre a população. Esta foi a ameaça digital de maior preocupação relatada por 22% de consumidores. 85% das pessoas mostraram receio em compartilhar informações pessoais; entre elas, 68% citaram o medo de terem suas identidades roubadas. Nestes momentos, empresas que querem se precaver de possíveis fraudes e auxiliar consumidores a terem uma jornada de compra mais segura, podem contar com ferramentas de cruzamento de dados que auxiliam na identificação correta de pessoas. Além disso, os esquemas de fraude mais frequentes relatados por quem afirmou ter sido alvo de tentativas de fraude on-line, por e-mail, telefone ou mensagem de texto nos últimos três meses foram:
Vishing (ligações telefônicas fraudulentas para que pessoas revelem informações), com 28%;
Roubo de cartão de crédito com cobranças indevidas, com 27%;
Smishing (mensagens de texto com objetivo de enganar as pessoas para que revelem informações pessoais), com 25%;
“As fraudes causadas pelo uso de identidades falsas, além de gerar problemas para o consumidor, afetam indiretamente a sua relação com as empresas, pois a confiança do cliente nos seus processos de segurança é abalada”, explica Pasqualin. “Por isso, é importante que as companhias contem com soluções complementares, que atuam em camadas de proteção. Analisando desde validação externa de dados, modelos analíticos de detecção de fraude, até mesmo a atividade dos aparelhos usados nos canais digitais. Soluções que identificam dispositivos que tenham comportamentos evasivos são um exemplo”, acrescenta o executivo. “Construir uma jornada on-line segura sem deixar de lado a experiência do cliente é fundamental para todas as instituições inseridas no meio virtual.”
O estudo Consumer Pulse do segundo trimestre de 2023 foi baseado em um levantamento junto a 965 brasileiros no período de 4 a 19 de maio de 2023 pela TransUnion, em parceria com um provedor de pesquisa terceirizado, a Dynata.
Por Thamiris Galhardo - Sing Comunicação
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