Os gols foram marcados apenas no segundo tempo por Raheem Sterling e Harry Kane, que enfim desencantou e marcou o seu primeiro gol na Euro em quatro jogos disputados até aqui.
A Inglaterra chegou à sua terceira vitória na competição, enquanto a Alemanha, eliminada, se despede com duas derrotas, um empate e uma única vitória.
Com o adeus à competição, quem também está de saída é o técnico Joachim Löw, que fez o seu último jogo à frenre da seleção alemã. Hans Dieter Flick, ex-Bayern de Munique, assumirá o comando.
Nas escalações, a Inglaterra mudou o seu esquema tático do 4-2-3-1 para o 3-4-3, e o técnico Gareth Southgate entrou em campo com três zagueiros, com Luke Shaw sendo deslocado para a ala esquerda. No meio, Kieran Trippier ganhou a vaga de Jack Grealish e entrou na ala direita.
Phil Foden também continuou no banco de reservas e a joia do Arsenal Buyako Saka, de 19 anos, continuou entre os titulares.
Já a Alemanha, teve muitas mudanças. No meio-campo, Gündogan, machucado, deu lugar a Leon Goretzka, enquanto no ataque saíram Leroy Sané e Serge Gnabry para as entradas de Thomas Müller e Timo Werner, respectivamente.
A Alemanha adiou mais uma vez o sonho do tetracampeonato na Eurocopa. Ao lado da Espanha, também com três títulos, o país segue como maior campeão da Euro.
A Inglaterra, por sua vez, continua a jornada pelo título inédito da competição. Sua melhor campanha até aqui segue sendo a de 1996, quando caiu na semifinal exatamente para a Alemanha, após empate em 1 a 1 no tempo normal e derrota por 5-6 nos pênaltis, também em Wembley.
No templo do futebol inglês, o English Team voltou a vencer a Alemanha depois de 46 anos, já que a última vitória tinha acontecido em março de 1975.
Com a classificação garantida, a Inglaterra agora enfrenta o vencedor do confronto entre Suécia e Ucrânia, que acontece ainda nesta terça, no Hampden Park, em Glasgow, na Escócia.
Já a Alemanha, foi eliminada pela primeira vez na história nas oitavas da Euro. Esta também foi apenas a quarta vez que os alemães se despediram antes da semifinal na competição.
O camisa 10 da Inglaterra foi mais uma vez decisivo e marcou o primeiro gol da vitória sobre a Alemanha no segundo tempo, abrindo caminho para a vitória. Este foi o seu terceiro gol nesta Euro e, nesta campanha, todos os gols ingleses foram de sua autoria.
GOLS: Inglaterra: Sterling (75') e Harry Kane (86')
INGLATERRA: Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Kalvin Phillips, Declan Rice (Henderson) e Luke Shaw; Saka (Grealish), Sterling e Harry Kane. TÉCNICO: Gareth Southgate.
ALEMANHA: Neuer; Ginter (Emre Can), Hummels e Rüdiger; Kimmich, Kroos, Goretzka e Gosens (Leroy Sané); Havertz, Müller (Musiala) e Werner (Gnabry). TÉCNICO: Joachim Löw.
ESPN BRASIL