Na manhã deste domingo (6), dia das Eleições Municipais 2024, duas pessoas foram presas em flagrante em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, por filmar suas votações, prática proibida pela legislação eleitoral. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Rômulo, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em entrevista ao Diário do Sertão. Um caso semelhante foi registrado em Bonito de Santa Fé.
Os suspeitos foram encaminhados para a Polícia Federal e para as comarcas locais, conforme o procedimento previsto para crimes eleitorais. Em Cajazeiras, os detidos estão sendo levados para o ginásio de esportes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), seguindo determinação da Justiça Eleitoral.
Apesar dessas ocorrências, o tenente-coronel Rômulo afirmou que o pleito segue dentro da normalidade. "Estamos fazendo com que a democracia ocorra da forma mais ordeira possível. Está tranquilo, dentro da normalidade", disse o comandante, destacando o trabalho da Polícia Militar no combate a crimes eleitorais.
Ele reforçou a importância de uma eleição pacífica e o compromisso das forças de segurança em garantir o cumprimento das regras. "Nosso anseio é que a população cumpra a obrigatoriedade do voto de forma ordeira, mantendo a calmaria como tem sido desde o início da eleição, e evitem os cometimentos de crimes eleitorais, porque a Polícia Militar está pronta para coibir e cumprir o seu papel", concluiu o tenente-coronel.
A Polícia Militar segue atuando para assegurar que o processo eleitoral seja tranquilo em toda a área de atuação do 6º BPM, que abrange várias cidades da região.
Por Diário do Sertão