A Comarca de Patos está entre as mais de 40 unidades do Poder Judiciário estadual que aderiram à XIX Semana Nacional da Conciliação (SNC), evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorrerá de 4 a 8 de novembro.
Cerca de 40 processos já foram agendados para as sessões de conciliação e mediação, que serão realizadas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), que funcionam em Patos, e serão mobilizadas 20 pessoas, entre conciliadores, servidores, professores, alunos de Direito, estagiários e voluntários.
O principal objetivo do esforço concentrado é incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento das ações.
Divididos em quatro, os Cejuscs de Patos estão com a pauta em dia e sem serviço acumulado, e, desde o mês passado, estão concentrando as marcações dos processos para a Semana Nacional da Conciliação. Na coordenação dos Centros de Conciliação I e III está o juiz Bruno Medrado dos Santos, já os Cejuscs II e IV estão sob a coordenação do magistrado Gonzaga Pereira de Melo Filho.
O juiz Gonzaga Pereira informou que o quantitativo de processos pautados tende a aumentar até a data da SNC, pois foram distribuídos convites para algumas empresas situadas na Comarca.
“A Semana da Conciliação é uma iniciativa bastante interessante, pois evidencia, promove e fomenta a política conciliatória, conscientizando o jurisdicionado de que a autocomposição é um instrumento de solução de litígios célere, eficiente e que traz maior satisfação aos envolvidos, contribuindo de forma bastante eficaz para a pacificação social”, realçou o juiz Gonzaga Pereira.
Por Lila Santos
Assessoria-TJ-PB
Mín. 23° Máx. 36°