O Secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, anunciou que Patos, no Sertão do estado, será a primeira cidade do Nordeste a receber um acelerador linear 100% SUS para tratamentos de radioterapia. A declaração foi dada nesta segunda-feira (18) em entrevista ao ClickPB.
Segundo Ari Reis, a chegada do acelerador linear representa um marco para o atendimento oncológico na região, possibilitando que pacientes do interior do estado realizem radioterapia sem precisar se deslocar para os grandes centros. Atualmente, esses tratamentos só estão disponíveis no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, e na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande.
"Com ele, vai ser possível fazer radioterapia para pacientes no interior do estado. É um avanço significativo para o SUS e para a população do Sertão da Paraíba," afirmou o secretário.
Benefícios para a População
A instalação do equipamento em Patos deve proporcionar:
Maior acesso ao tratamento: Reduzindo a necessidade de longas viagens para outras cidades.
Conforto para os pacientes: Especialmente aqueles que enfrentam dificuldades devido ao estágio avançado da doença.
Descentralização da saúde: Melhorando o suporte médico em regiões fora da capital.
O equipamento será adquirido com recursos do Projeto Amar. Estão previstos investimentos de R$ 22,6 milhões na aquisição do equipamento e na obra para sua instalação. Uma empresa da Suécia venceu a licitação aberta pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em novembro do ano passado, e deu início aos trâmites burocráticos e estruturais para instalação do moderno equipamento.
Por ClickPB