Nesta terça-feira (19), as gestantes acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) participaram de mais uma reunião no CRAS Mariana Alves, com foco no Novembro Roxo – mês de conscientização sobre a prematuridade. O encontro contou com a presença da eMulti, equipe multiprofissional da UBS Geraldo Carvalho, que trouxe orientações essenciais para as futuras mães.
Durante a atividade, foram discutidos temas como cuidados no pré-natal, definição de prematuridade, condições de saúde dos bebês prematuros, assistência neonatal e a importância do acompanhamento pós-parto. Além das explicações, o momento incluiu dinâmicas e diálogos que promoveram a troca de experiências e esclareceram dúvidas das participantes.
Yuri Mota, médico da eMulti, ressaltou a importância da conscientização sobre a prematuridade, que ainda representa um grave problema de saúde no Brasil. Ele destacou medidas preventivas que podem ser adotadas pelas gestantes, como o acompanhamento pré-natal regular em unidades básicas ou, quando necessário, em unidades de alto risco. “Qualquer alteração deve ser comunicada à equipe médica e de enfermagem para garantir que o bebê chegue ao nascimento com saúde, peso adequado e pleno desenvolvimento”, enfatizou.
Luciete Gomes, gestante acompanhada pelo PAIF, compartilhou como essas reuniões têm sido valiosas. “Sempre dão dicas e explicam coisas que às vezes nem sabemos. Eu participei de algumas reuniões e o que eu mais gostei foi falando sobre a amamentação, porque eu acredito que é um ponto que a gente tem que estar sabendo bastante para quando a criança nascer estar mais segurar”, comentou.
Esses encontros com as gestantes são realizados mensalmente nos 4 CRAS do município, fortalecendo o cuidado e o acolhimento às futuras mães. Ao final da reunião, foram entregues kits gestantes às mulheres que estão próximas de conhecer seus bebês, reafirmando o compromisso com o bem-estar das famílias atendidas em todas as fases da vida.
Por Yasmim Dandara Torquato/Coordecom
Mín. 23° Máx. 37°