Teresina (PI), 22 de novembro - O líder do Republicanos e candidato à presidência da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos–PB), recebeu apoio do governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e de toda a bancada de 10 parlamentares do estado. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak, nesta sexta, e contou com a presença do líder do PP, deputado Doutor Luizinho (RJ).
Hugo Motta adiantou que, uma vez eleito, manterá o diálogo com todos os partidos. “É importante registrar que nós não permitiremos que a relação partidária atrapalhe a relação institucional que a presidência da Câmara tem que ter com os governadores e com os prefeitos. Já que os interesses dos estados e dos municípios estão constantemente sendo discutidos no Parlamento.”
Ele observa que as relações partidárias têm que ser para ajudar, e usou o estado como exemplo. “O Piauí dá uma grande demonstração de maturidade política e de entendimento por colocar sempre os interesses do estado acima de qualquer interesse político local", afirmou.
O governador do estado observa que o compromisso de Hugo Motta com o fortalecimento da democracia e com a diminuição das desigualdades regionais se unem à sua habilidade política. “Apesar de muito jovem, 35 anos de idade, está no seu quarto mandato, conhece o funcionamento da Casa, dos partidos, e eu não tenho dúvida que será, muito provavelmente, um dos melhores presidentes da história da Câmara.”
Hugo Motta falou sobre como prioriza o diálogo, sobretudo contra o radicalismo político. “Queremos uma candidatura que tenha a capacidade de unir os partidos, uma candidatura da convergência. Por isso, nós buscamos o diálogo com os demais partidos, inclusive com os outros parlamentares que também tinham a pretensão legítima de presidir a Casa, para o Poder Legislativo sinalizar, num momento de tanto radicalismo, de maturidade política. Fomos viabilizar isso quando poucos acreditavam que isso poderia ser possível.”
O deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI) falou sobre a importância de combater o extremismo e defendeu o nome de Hugo Motta para a presidência da Casa. “Fico muito feliz pela sua juventude porque sou um entusiasta de pessoas jovens e acho que sua maneira de trabalho, diálogo e acolhimento, tem muito a acrescentar ao país. Esse extremismo que começou na política passou para dentro da família, está dentro dos lares, e isso vem destruindo a sociedade. Quando colocamos na presidência da Câmara uma pessoa com equilíbrio, da sua natureza, criamos uma esperança. O Brasil vai ganhar muito.”
O deputado Luizinho, líder do Progressistas, também falou sobre Hugo. É uma pessoa extremamente ponderada e tranquila, que tem muito respeito no plenário. Tenho certeza de que será o maior presidente da história da Câmara dos Deputados”, finalizou.
Texto: Mônica Donato com edição de Gilclécio Lucena
Foto: Douglas Gomes
Mín. 23° Máx. 37°