O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. E foi justamente para falar sobre essa doença e formas de prevenção, que o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) realizou, nesta quinta-feira (21), o Dia da Conscientização. A ação, que faz parte das atividades do Novembro Azul, foi direcionada para funcionários do hospital e para colaboradores de outras unidades integrantes da rede de saúde do Estado: a Maternidade Dr. Peregrino Filho e o Hospital Infantil Noaldo Leite. Além da palestra com o urologista Marcilio Moreira Moura, houve consultas e coleta de sangue para o PSA.
“No quesito prevenção, o exame de próstata, que é o toque retal, associado a exames laboratoriais é imprescindível para identificar a doença no seu estágio inicial, o que eleva as chances de cura”, disse o médico, lembrando que a partir dos 50 anos é importante que o homem faça esses exames e, em casos onde há histórico de câncer de próstata na família, a avaliação pode começar um pouco mais cedo. “O importante é a prevenção e o rastreamento e cuidado com o diagnóstico precoce, pois disso depende uma melhor qualidade de vida”, reiterou o médico.
Para o Auxiliar de Farmácia do hospital de Patos, Manoel Garcia de Medeiros, a ação foi muito oportuna. “O homem se cuida bem menos que a mulher, mas isso não é bom, nem desculpa para não fazer os exames. Não é confortável o exame de toque, mas ele salva vidas então não há porque ter vergonha. Muito melhor que ficar doente é se prevenir”, disse Manoel, que ficou o tempo todo incentivando os colegas a realizar o exame do toque retal e fazer a coleta de sangue para o PSA. Depois da palestra e consultas, o urologista Marcílio Moura se reuniu numa Roda de Conversa com os presentes e tirou dúvidas, respondendo às perguntas dos participantes.
Sobre o Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Pouco tempo depois ganhou o mundo, inclusive, o Brasil. No Hospital de Patos, todos os anos durante o mês de novembro são realizadas atividades alusivas à Campanha. Até o final do mês acontecerão outras ações.
Com informações da Secom-PB
Mín. 23° Máx. 36°