A inauguração da reforma do Fórum Miguel Sátyro, na Comarca de Patos, nessa terça-feira (17), encerrou uma série de inaugurações de obras entregues este ano pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva. Foram reformados os fóruns de São José de Piranhas, São João do Rio Peixe, Princesa Isabel, Campina Grande e Água Branca. Também foi concluída a maior obra do Poder Judiciário paraibano, a revitalização do Palácio da Justiça, em João Pessoa.
O desembargador João Benedito afirmou que Patos é uma cidade que ocupa posição de destaque no cenário jurídico da Paraíba. “Hoje, como presidente do Tribunal de Justiça, tenho a honra de entregar a Patos este prédio renovado, que abrigará os serviços da Justiça estadual. As instalações foram completamente reformadas e equipadas com móveis novos, proporcionando um ambiente adequado para servidores, servidoras, magistrados e magistradas e também para o cidadão e cidadã, que aqui buscarem a prestação jurisdicional”, disse o magistrado.
A diretora da unidade judiciária, juíza Joscileide Ferreira de Lira, disse que a recuperação do prédio do Fórum é um gesto nobre da administração do TJPB. “Não é por envelhecer que objetos e pessoas se tornam dispensáveis. É com esse pensamento de cuidado que, à medida que as pessoas por quem estimamos envelhecem, se nutre o sentimento de zelo”, falou a magistrada.
O presidente eleito do TJPB para o biênio 2025/2026, desembargador Fred Coutinho, destacou que a Comarca de Patos estava recebendo um equipamento completamente revitalizado, fruto da gestão do desembargador João Benedito, uma gestão marcante que ficará registrada na história do Judiciário paraibano, ao lado de toda a Mesa Diretora e de todos os membros do judiciário.
“Aqui eu entro e me volto no tempo. Quando criança vinha para a inauguração do fórum, e hoje eu venho para a revitalização, um espaço novo, moderno, que vem servir e beneficiar não só os magistrados e servidores, mas toda população patoense. Parabéns ao Judiciário paraibano”, ressaltou o desembargador Fred.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, parabenizou o Tribunal de Justiça, bem como destacou que a ampliação possibilitará uma melhor qualidade dos serviços e o conforto das pessoas que procuram a justiça, magistrados(as) e servidores(as). “Acho que a gente precisa cada vez mais de órgãos públicos, oferecendo bons serviços à população. E aqui a gente parabeniza ao presidente João Benedito, a doutora Joscileide, diretora do fórum, e a todos que fazem a justiça, por mais essa ação importante, e com certeza quem ganha com esse novo serviço, com essa nova estrutura é a população patoense e sertaneja”, enfatizou o gestor.
A diretora Administrativa do TJPB, Gisele Alves Barros Souza, afirmou que a reforma do Fórum de Patos simboliza o compromisso contínuo com a justiça e o bem-estar da comunidade. “Este é mais um passo significativo na gestão do nosso presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, que, com dedicação e perseverança, tem se empenhado em transformar e aprimorar o sistema judiciário do nosso Estado”, destacou a diretora.
Por fim, a gerente de Arquitetura e Engenharia do TJPB, Marieta Tavares, pontuou que Patos é uma das principais comarcas do estado, porque agrega cidades circunvizinhas. “Fizemos a construção de duas alas para o Acesso Seguro, e com isso houve ajustes de layout em vários setores, além de banheiros acessíveis, o gradil externo, a pintura, o mobiliário do Tribunal do Júri, a troca das poltronas e todo a troca de mobiliário do fórum também”, disse.
Após a solenidade, ocorreu o descerramento da placa da Sala de Amamentação ‘Advogada Avani Medeiros da Silva’. A Comarca de Patos abrange ainda os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Condado, Malta, Passagem, Quixaba, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São Mamede e Vista Serrana.
O evento contou ainda com a presença dos(as) desembargadores(as) Maria das Graças Morais Guedes (vice-presidente do TJPB), Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça), Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas (presidente do Tribunal Regional Eleitoral) e Onaldo Rocha de Queiroga; dos juízes auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Lua Yamaoka e Michelini Jatobá; e da defensora pública Maria da Glória Oliveira, além de magistrados(as), diretores(as) e gerentes do TJPB e servidores(as) da unidade judiciária.
Por Marcus Vinícius
Assessoria-TJPB