Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) revelou a parlamentares o que considera a principal diferença entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o favorito para sucedê-lo na Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Questionado por deputados sobre qual seria a maior mudança entre as duas gestões à frente da Câmara, Nogueira respondeu que, em sua avaliação, Lira teria perfil mais combativo, enquanto Motta seria mais aberto ao diálogo.
A avaliação deve agradar especialmente os deputados de partidos menores, como o Novo e o PSOL, que sempre reclamaram dos “atropelos” de Lira em busca da aprovação de projetos de seu interesse.
Presidente do partido de Lira, Ciro Nogueira é aliado de primeira hora de Hugo Motta. O senador é apontado, inclusive, como um dos principais fiadores da candidatura do deputado do Republicanos à sucessão de Lira.
Na prática, o mandato do atual presidente da Câmara terminou na sexta-feira (20/12), na última sessão legislativa do ano. Formalmente, porém, seu mandato vai até o início de fevereiro de 2025.
A eleição que deve sacramentar Hugo Motta como presidente da Câmara está marcada para acontecer na primeira sessão da Casa do próximo ano, possivelmente entre os dias 3 e 4 de fevereiro.
Por Gustavo Zucchi/ Metrópoles