Patos bem representada em Salvador: oncologista Lidyanne Guimarães participa de evento nacional
A médica oncologista clínica Dra. Lidyanne Guimarães, diretora do Centro de Oncologia H.MAis Onco, está sendo destaque em Salvador (BA) em um dos eventos mais relevantes da área: o VII Simpósio Integrado Norte/Nordeste de Oncologia Torácica, promovido pelo Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT).Convidada pelo próprio GBOT, Lidyanne está desde ontem, sexta-feira (11) e segue neste sábado (12), marcando presença entre grandes nomes da oncologia nacional, em uma programação científica que debate avanços, estratégias e desafios no tratamento de tumores torácicos. A presença da médica paraibana reforça o protagonismo crescente da oncologia praticada no interior paraibano. Com sua competência técnica e compromisso com o cuidado humanizado, Lidyanne está trazendo mais do que conhecimento, mas também levando o nome da cidade de Patos e a força da medicina sertaneja para o cenário nacional.
PROCON às Ruas
O projeto de extensão "Do PROCON às Ruas", idealizado pela professora Maria das Graças Medeiros Fernandes e com a colaboração da Dra. Socorro Fragoso, do PROCON municipal de Patos, tem promovido desde 2016 a educação e informação sobre direitos do consumidor, alcançando tanto o setor interno do PROCON quanto o comércio local. A iniciativa leva informações importantes para lojistas e suas equipes por meio de materiais pedagógicos e lúdicos, proporcionando encontros interativos para esclarecimento de dúvidas e discussão de situações problemáticas. Uma novidade é a "caixinha LúdicoInterativa - Fala Consumidor". Empresários como Eliane Gomes destacam a importância do projeto para consumidores e lojistas. Durante as visitas, são distribuídas cartilhas e cartões informativos com os contatos do PROCON e divulgada a importância do "Disque-Denúncia"
Escola Cívico-Militar
A Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, em Patos, celebrou o primeiro ano da implantação do modelo de escola cívico-militar (ECIM) com atividades comemorativas. O modelo, antes federal e agora mantido com recursos municipais, integra valores cívicos e disciplina à rotina escolar, mantendo o modelo pedagógico municipal. O objetivo é aliar formação cidadã e aprendizado de qualidade. A Monsenhor Manoel Vieira foi a segunda ECIM de Patos, seguindo o CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho. Patos ganhará sua terceira ECIM na próxima semana, no CIEP I José Genuíno/Napoleão Nóbrega. As ECIMs contam com monitores civis e militares para auxiliar na disciplina e organização.
Centro de Artesanato do Sertão
A deputada estadual Francisca Motta solicitou ao governador João Azevedo e ao Programa do Artesanato Paraibano (PAP) a implantação do Centro de Referência do Artesanato do Sertão em Patos. O centro seguiria o modelo do CRENÇA de Monteiro, com gestão compartilhada entre governo estadual, SEBRAE e prefeituras. O objetivo é expandir essa experiência para beneficiar artesãos do Sertão e da região metropolitana de Patos, promovendo o desenvolvimento da economia criativa paraibana.
Lei Orçamentária Anual de 2025
A Secretaria de Controle Interno de Patos entregou à Câmara Municipal um relatório sobre a Lei Orçamentária Anual de 2025. A análise apontou a inexequibilidade de 06 emendas devido à falta de documentação das entidades beneficiadas. A presidente da Câmara, Tide Eduardo, informou que os autores dessas emendas têm 30 dias para remanejar os recursos. Emendas de vereadores não reeleitos não podem ser redirecionadas, mas as entidades prejudicadas podem se regularizar e solicitar a um vereador que reapresente os repasses no Orçamento de 2025.
Versiculo de Hoje
Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado".
2 Crônicas 15:7