Lamine Yamal fez, por momentos nesta temporada, o torcedor do Barcelona ter a carência da magia de Lionel Messi preenchida dentro de campo. Não com os mesmos números - o menino ainda nem completou 18 anos -, mas com momentos de genialidade que os Culés não viam há tempos. Esta quinta-feira (15) foi um destes momentos. O Barcelona venceu o Espanyol por 2 a 0 com um verdadeiro golaço e assistência de Yamal e foi campeão de La Liga pela 28ª vez.
O outro gol do dérbi foi marcado por Fermín Lopez, realizado no Estádio Cornellà-El Prat, casa do Espanyol.
Com a vitória, o Barcelona chega a 85 pontos em 36 rodadas e não pode mais ser alcançado pelo Real Madrid, segundo na tabela. Com dois jogos restantes em La Liga, o Real só pode chegar a 84 caso vença os dois últimos compromissos. Dessa forma, o Barcelona é campeão do Campeonato Espanhol.
Como foi o jogo entre Espanyol e Barcelona?
Logo aos 4', foi o Espanyol quem quase abriu o placar. Após bela jogada trabalhada de contra-ataque, González saiu na cara do gol e desperdiçou a chance de complicar a vida do Barcelona. Aos 8', um torcedor do Espanyol tentou invadir o gramado após confusão na arquibancada, e o jogo ficou paralizado por alguns minutos. Após uma conversa do árbitro com os seguranças, a partida reiniciou.
Aos 13', Pedri deu um passe de gênio para Dani Olmo na entrada da área. O espanhol perdeu a bola, que ficou viva para Lewandowski. O atacante levou para a direita e chutou com muito perigo pelo lado direito de Garcia - quase o gol do Barça. Aos 15', o Espanyol saiu na cara do gol mais uma vez. Expósito achou um belo passe em profundidade para Puado, que chutou afobado e Szczesny defendeu, salvando os visitantes. Aos 30', Pedri arriscou de fora da área e levou perigo, mas errou o alvo.
O Barcelona voltou do intervalo propondo mais o jogo. Aos 8' da segunda etapa, um golaço digno de Bola de Ouro para Lamine Yamal. O espanhol de 17 anos recebeu pela direita, cortou para o meio e mandou onde a coruja dorme para abrir o placar para os visitantes. Depois do gol, o Barcelona começou a controlar a partida, sem pressa para definir as jogadas.
Aos 33', o árbitro foi chamado à cabine do VAR para rever uma não decisão de campo. Cabrera deu uma cotovelada na barriga de Yamal e foi expulso após a agressão. Aos 40', Yamal ainda teve mais uma oportuindade dentro da área, mas chutou fraco para a defesa de Garcia. O Espanyol até tentou o empate nos últimos minutos da partida, mas não foi efetivo no último passe. Aos 50', Yamal serviu Fermín López dentro da área, que finalizou bem e deu números finais à partida. Dois a zero.
O que vem por aí?
Já campeão, o Barcelona ainda tem dois compromissos para cumprir tabela em La Liga. No domingo (18), o clube recebe o Villarreal em casa para celebrar o título com sua torcida. Por outro lado, o Espanyol encara o Osasuna, também no domingo (18), fora de casa para tentar se livrar de vez da ameaça do rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
Espanyol 0x2 Barcelona
36ª rodada - La Liga
Data e horário: Quinta-feira, 15 de maio de 2025, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona (ESP)
Gols: Lamine Yamal (BAR - 8' 2ºT); Fermín López (BAR - 50' 2ºT)
Cartões amarelos: Christensen (BAR), Cheddira (ESP), Kumbulla (ESP)
Cartões vermelhos: Cabrera (ESP)
ESCALAÇÕES DO JOGO
ESPANYOL (Técnico: Manolo González)
J. Garcia; O. El Hilali, M. Kumbulla, L. Cabrera, Carlos Romero; Pol Lozano (Pere Milla), U. González de Zárate, A. Roca (Carreras); E. Expósito, J. Puado (Cheddira), Roberto Fernández (Calero).
BARCELONA (Técnico: Hansi Flick)
W. Szczesny; G. Martín (Balde), A. Christensen (Fort), R. Araújo (Cubarsí), E. García; Pedri Gonzalez, F. de Jong, D. Olmo (Gavi); Raphinha, Lamine Yamal, R. Lewandowski (Fermín López).
Por Lancenet